08/11/2017 - Educação e Cultura

Começa nessa quinta a 24ª Feira do Livro de Morro Reuter

Evento segue até domingo na Praça Municipal

Compartilhe

Montagem da estrutura está sendo finalizada nessa quarta

Montagem da estrutura está sendo finalizada nessa quarta

 

Novidades como o Teatro Portátil, o retorno do Vale Livro e shows de Os Fagundes, Renato Borghetti, da opereta Pé de Pilão e da Cia Paulista Pia Fraus serão alguns dos destaques da 24ª Feira do Livro de Morro Reuter, que começa nessa quinta-feira e segue até domingo (9 a 12/11), na Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer e terá como patrona a escritora Christina Dias. Os livreiros trarão para a feira mais de 15 mil livros, de todos os estilos e para todas as idades, e avisam que entre eles estão muitas novidades do mundo da literatura. Todas as atividades da feira tem entrada franca.

 

‘Teremos uma programação diversificada, que ampliará e qualificará ainda mais o repertório cultural, tanto de quem é de Morro Reuter, como de quem virá de outros municípios. Essa programação será possível graças aos patrocinadores, a quem agradecemos muito pelo grande investimento cultural que fizeram’, agradece a prefeita Carla Chamorro, salientando que ‘o ápice da feira será a entrega do Vale Livro, que é uma forma de possibilitar que cada família de Morro Reuter possa adquirir pelo menos um livro’..

 

Morro Reuter é conhecida como a Cidade dos Livros. O Obelisco de Livros, construído próximo à entrada da cidade, é um monumento que bem a representa. Foi premiada por conquistas o primeiro lugar, no RS, e segundo, no Brasil, como município com maior índice de alfabetização. Conquistas como essas dimensionam a importância de investimentos na área da leitura, da literatura, do livro, da cultura enfim. Assim, a 24ª Feira do Livro de Morro Reuter representa a maior festa cultural da cidade e tem como objetivo principal aproximar, ainda mais, a população do universo do livro e da literatura.

 

Todas as atrações culturais bem como as estrutura do evento da 24ª Feira do Livro de Morro Reuter serão oferecidas graças aos projetos aprovados pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura - Governo Federal) e finaciamento pelo Pró-Cultura RS (Lei de Incentivo à Cultura - LIC/RS), com patrocínio da Nutrifrango, Doctor Clin, Cooperativa Piá, Sugar Shoes, Cooper Shoes, Benoit, Taqi e Correios.

 

Entre as atividades paralelas da feira estarão Parque de diversões inflável; oficinas de Composição Fotográfica; automaquiagem; formação de Youtuber-Inglês; experiências com X-Box cm Direct; Óculos especial de RV; Praça de alimentação; Cooperativas escolares e a presença da Abelhuda (espaço leitor do Sicredi).

 

 ENCONTRO REGIONAL DE CULTURA: Na sexta-feira, das 14h às 18h,  Morro Reuter receberá, pela primeira vez, o Conselho Estadual de Cultura, que realizará durante a feira o Encontro Regional de Cultura, em parceria com a  Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS (Sedactel) e Ministério da Cultura. Será na sala ao lado da Biblioteca Pública Municipal, com a presença do presidente do Conselho, Marco Aurélio Alves, e de 12 conselheiros, além de representantes da área cultural de toda a região.

 

TEATRO PORTÁTIL SERÁ NOVIDADE: Uma das interessantes novidades da 24ª Feira do Livro de Morro Reuter, de 9 a 12 de novembro, será o Teatro Portátil! Isso mesmo, durante o evento a cidade ganhará um teatro, onde será possível assistir peças de teatro e também bate-papo com escritores. A novidade vem de São Paulo, com a companhia de teatro Pia Fraus, que desenvolveu uma estrutura inflável, com capacidade para 120 crianças, e que batizou de Teatro Portátil, onde leva seus espetáculos para o público de todo o Brasil, sendo que essa é a primeira vez que esse teatro vem até a região.

 

O Teatro Portátil é itinerante, inflável, rapidamente montável, com todo o equipamento necessário para oferecer conforto aos seus espectadores, com palco, sonorização e bancos para a plateia. Ele será instalado quinta-feira, na Rua 15 de Novembro, em frente à Praça Municipal, e terá entrada franca para todas as atividades.

 

No Teatro Portátil serão apresentados os espetáculos ‘Círculo das Baleias’ e ‘Bichos do Brasil’, da Cia de teatro paulista Pia Fraus, fundada por Domingos Montagner, Beto Lima e Beto Andreetta e que em seus seus 33 anos de existência, produziu dezenas de espetáculos, apresentando-se em 23 países, nos principais festivais nacionais e internacionais de teatro. O espaço também receberá bate-papos e sessões de autógrafos, durante a feira.

 

RETORNO DO VALE LIVRO: Uma das novidades da 24ª Feira do Livro de Morro Reuter será o retorno do ‘Vale Livro’, que garantirá que todos os estudantes do município adquiram no evento um bom livro para ler! A feira distribuirá 1.200 vales, de R$ 25,00 cada, em um investimento de R$ 30.000,00 em leitura, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e patrocínio de várias empresas parceiras. Já o vale dos universitários será patrocinado pela Horus Multimarcas.

 

Morro Reuter foi o município pioneiro na implantação do Vale Livro no Estado, em 2001, quando a atual prefeita Carla Chamorro era Secretária de Educação. A iniciativa deu tão certo que foi repetida em vários municípios gaúchos e também recebeu diversas premiações, como a de Município Amigo do Livro, pela Câmara Riograndense do Livro. Este ano, Carla decidiu retomar a distribuição do vale, que desde 2009 não era mais oferecido na cidade. ‘O Vale Livro oportuniza que todas as famílias tenham acesso aos livros. Todos saem da feira com uma obra. A iniciativa democratiza esse acesso’, reforça a prefeita, sobre o retorno que é comemorado pelos estudantes.

 

ENTREGA DOS VALES: Os vales dos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio serão entregues na quinta-feira, sob a responsabilidade de suas escolas. Já os Universitários que tem cadastro na Associação dos Universitários de Morro Reuter devem retirá-lo com a diretoria da entidade. Os demais devem retirar o vale a partir de sexta-feira, no estande dos tickets da Praça de Alimentação da feira, com Janaína, apresentando Atestado de Matrícula e comprovante de residência no município. O Vale Livro não será entregue a terceiros.

 

ESCRITORES NA FEIRA: A 24ª Feira do Livro de Morro Reuter terá participações muito especiais de seis escritores que tem seus nomes amplamente reconhecidos no cenário cultural Brasileiro: os gaúchos Christina Dias (patrona da feira), Neto Fagundes, e Cláudio Levitan, os cariocas Marta Lagarta e João Pedro Roriz, e o pernambucano Fábio Monteiro (Prêmio Jabuti de Literatura em 2016). Os livros deles já estão sendo ‘degustados’ pelos estudantes de Morro Reuter, que a partir deles preparam criativos trabalhos para apresentarem na feira!

 

A patrona do evento, Christina Dias, apresentará ao público sua Kombina, um espaço cultural interessante e criativo, dentro de uma Kombi! Além disso, dois dos escritores farão o link entre música e literatura: Neto, além de lançar na feira seu primeiro livro ‘Causos do Nego Véio’, apresentará show de música regional com Os Fagundes. Já Claudio Levitan participará de bate-papo e sessão de autógrafos comandará o Sarau poético ‘Descascando Manoel de Barros’ ao lado de Simone Castiel.

 

PREPARATIVOS NAS ESCOLAS: Os estudantes de Morro Reuter prepararam trabalhos especiais para a 24ª Feira do Livro de Morro Reuter. Todas as escolas receberam kits de livros dos escritores que participarão da feira. Os estudantes leram as obras e realizaram trabalhos em sala de aula, usando muita criatividade em forma de música, artes teatro e releituras diversas. Os trabalhos serão expostos na Feira do Livro, e alguns deles serão apresentados aos escritores. As obras trabalhadas são dos autores Christina Dias (patrona da feira), Marta Lagarta, João Pedro Roriz, Neto Fagundes, Cláudio Levitan e Fábio Monteiro, que participarão da feira a partir do dia 9.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

9/11/2017 - QUINTA-FEIRA:

 

8h30min: Apresentação da Kombi Carlos Urbim.

9h30min e 14h30min: Bate-papo e sessão de autógrafos com o escritor João Pedro Roriz .

15h30min: Apresentação musical da Opereta Infantil Pé de Pilão.

19h: Cerimônia de abertura oficial do evento com homenagem à escritora Christina Dias - Patrona da 24a Feira do Livro de Morro Reuter.

Entrega oficial de Vale Livros à comunidade escolar.

Homenagem a Carlos Urbim - autor de Morro Reuter de A a Z.

20h: Sessão de autógrafos do livro ‘Causos do Nêgo Véio’ de Neto Fagundes.

20h30min: Show ‘Gauchesco & Brasileiro’ do Grupo Os Fagundes.

 

10/11/2017 - SEXTA-FEIRA:

 

8h30min: Apresentação da Kombina, de Christina Dias.

8h30min/10h30min: Espetáculo ‘Círculo das Baleias’, Grupo Pia Fraus (no Teatro Portátil).

8h30min/ 9h30min: Bate-papo e sessão de autógrafos com a escritora Christina Dias - Patrona da 24a Feira do Livro (no palco). Apresentação da esquete teatral ‘O aniversário do Tiltapes’.

9h30min: Bate-papo com a escritora Marta Lagarta (no Teatro Portátil).

13h30min/14h30min: Bate-papo e sessão de autógrafos com a escritora Christina Dias - Patrona da 24a Feira do Livro (no palco). Apresentação da esquete teatral ‘O aniversário do Tiltapes’.

13h30min/15h30min: Espetáculo ‘Círculo das Baleias’, Grupo Pia Fraus (no Teatro Portátil).

14h30min: Bate-papo e sessão de autógrafos com o escritor Cláudio Levitan (no Teatro Portátil).

14h às 18h: Encontro Regional de Cultura - Realização: Conselho Estadual de Cultura, SEDACTEL e Ministério da Cultura (na sala ao lado da Biblioteca Pública Municipal).

 

15h30min: Apresentação de danças criativas.

19h: Bate-papo e sessão de autógrafos com o escritor Cláudio Levitan (no palco).

20h: Sarau poético ‘Descascando Manoel de Barros’ com Cláudio Levitan e Simone Castiel (no palco).

 

 

11/11/2017 - SÁBADO:

 

8h30min/10h: Espetáculo ‘Bichos do Brasil’, Grupo Pia Fraus (no Teatro Portátil).

9h: Bate-papo com o escritor Fábio Monteiro (no palco).

10h: Espetáculo ‘O Vendedor de Palavras’, Grupo Teatro Mototóti.

11h: Sessão de autógrafos do livro ‘Cartas a povos distantes’, de Fábio Monteiro.

13h30min/15h: Espetáculo ‘Bichos do Brasil’, Grupo Pia Fraus (no Teatro Portátil).

15h30min: "Nossos artistas na Feira" - apresentações artísticos-culturais (no palco).

17h: ‘Das artes para o livro’ - Happy hour com artistas locais.

17h30min: Show com Danny Calixto.

21h: Inauguração da Biblioteca do CTG Garrão da Serra.

 

 

12/11/2017 - DOMINGO

 

8h30min: Apresentação da Kombina, de Christina Dias, com roda de chimarrão.

10h: "O esporte nas linhas e entrelinhas" - Bate-papo com o comentarista esportivo Maurício Saraiva.

15h: Apresentação da Orquestra de Cordas de Morro Reuter.

16h: Apresentação de Renato Borghetti e de crianças do projeto ‘Fábrica de Gaiteiros’ (no palco).

18h30min: Encerramento da 24ª Feira do Livro de Morro Reuter.

 

 

Notícias mais lidas

22 de Novembro

Matrículas para a rede municipal começam dia 24

21 de Novembro

Preparativos para o Natal Encantado

22 de Novembro

Elaboração do calendário de eventos de 2018

22 de Novembro

Nesse sábado (25/11) tem Feira da Saúde no CTG

22 de Novembro

Curtas de Morro Reuter tem 7 indicações a Festival internacional de cinema