14/11/2017 - Turismo, Indústria, Comércio, Agricultura e Desporto

Começa a 2ª etapa da vacinação contra a aftosa

A prefeitura forneceu as vacinas das duas etapas, em um investimento de R$ 3.220,00

Começa a 2ª etapa da vacinação contra a aftosa

Começou essa semana a segunda etapa da vacinação contra a aftosa, em Morro Reuter. Desde a segunda-feira (13/11) um vacinador da prefeitura está realizando mais uma aplicação nos bovinos com até dois anos de idade, sob a coordenação da Emater. Assim como na primeira etapa, realizada em maio, em todo o rebanho, as vacinas foram fornecidas pela prefeitura, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Dois Irmãos e Morro Reuter. Na primeira etapa foram investidos R$ 2.320,00 em 1.600 doses de vacinas, e nesta segunda etapa, R$ 900,00, em 600 doses, totalizando R$ 3.220,00 investidos na saúde do rebanho local, que é de aproximadamente 1.505 cabeças de gado.

O chefe do Escritório da Emater em Morro Reuter, Evandro Knob, diz que o vacinador passará por todas as 396 propriedades cadastradas no município. Ele salienta que como a vacinação desta etapa será somente para os animais com até dois anos de idade, é importante a atualização do rebanho. Para isso todos os produtores devem atualizar, na Emater, a idade dos animais de sua propriedade, para que os animais que já passaram dessa idade sejam colocados na categoria correta e a propriedade não ficar como inadimplente de vacinação. A atualização dos cadastros deve ser feita direto na Emater, localizada na Rua Anita Garibaldi, 250, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30mim às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h, com Patrícia Edinger, do Departamento da Agricultura.

Evandro observa que este ano o Estado não mais fornece as vacinas, e que a aquisição da prefeitura está ajudando muito os produtores, assim como a aplicação, feita por um funcionário público com experiência em vacinação.

Matrículas para a rede municipal começam dia 24

Preparativos para o Natal Encantado