06/12/2017

Grupo do Tabaco ajuda na luta contra o cigarro

Iniciativa da Secretaria da Saúde tem apoio do Ministério da saúde

Parte dos integrantes do primeiro grupo

A primeira etapa da luta contra o cigarro teve importante ajuda para os integrantes do Grupo do Tabaco, realizado desde outubro pela Secretaria de Saúde e Meio Ambiente de Morro Reuter, com apoio do Ministério da Saúde. O grupo teve seu encerramento na tarde de ontem, na Unidade Municipal de saúde, onde todos receberam as últimas medicações e orientações. O próximo grupo deve ter início a partir de março.

Esse primeiro grupo, que iniciou em outubro, teve a participação de 12 pessoas, que receberam, do coordenador, o Enfermeiro Marcos Nunes, muito apoio e orientações sobre os perigos do cigarro, para a saúde. Além disso todos receberam adesivos, pastilhas e Bup, medicações que auxiliam nos primeiros meses, a vencer a dependência do tabaco. A dona de casa Ana Maria Flores Pereira, 56 anos, fumou por 44 anos, e no grupo conseguir parar. ‘Eu já tinha tentado muitas outras vezes e nunca tinha conseguido. Agora com o grupo estou vencendo. Não é fácil, mas vale a pena. Me sinto muito melhor, tenho mais fôlego, respiro melhor’, declarou Ana. A industriária Maria Ternus Zwirtes, 46 anos, fumava há 32 anos e também teve apoio no grupo. ‘Aqui um dá força para o outro e isso ajuda muito’, salientou Maria. Já a merendeira Liane Werner Meurer comemora, além da questão da saúde, a econômica de parar de fumar: ‘Com o que economizei já comprei até um anel pra mim’, diz ela entre risos, feliz com a mudança.

O enfermeiro Marcos destaca que esses três meses do grupo são de fundamental importância para que os integrantes parem de fumar. ‘As medicações são administradas gradualmente e ajudam muito nesse primeiro momento, que é a fase mais crítica de quem para de fumar’, observa o Enfermeiro, salientando que a Secretaria da Saúde aguarda novo lote de medicação do Ministério da Saúde para iniciar um novo grupo, o que deve ocorrer em março.

Sábado tem espetáculo de patinação no Natal Encantado de Morro Reuter

Emoção marca a abertura do Natal Encantado de Morro Reuter