Educação

Programa de Educação Fiscal

Programa de Educação Fiscal

Programa de Educação Fiscal

Programa de Educação Fiscal

Programa de Educação Fiscal 2018

 

Que tal ajudar, com suas notinhas, o Programa de Educação Fiscal de Morro Reuter? Para isso basta pedir as notas fiscais em suas compras no comércio local, e entregá-las aos estudantes de todas as escolas do município (desde a Educação Infantil, até o Ensino Médio), que participam do programa! A ideia é ensinar as crianças, desde cedo, a exercer seu direito à cidadania e também a ajudar a economia de Morro Reuter . Os estudantes podem trocar as notas recolhidas, por cupons, e concorrerem a prêmios, em dois sorteios anuais. Em ambos, o 1º prêmio é uma bicicleta; o 2º, um tablet, o 3º, uma bola de futebol; o 4º, uma bola de voleibol e, o 5º, um pendrive.  A iniciativa é uma parceria entre as secretarias da Fazenda e da Educação e Cultura. Os sorteios de 2018 ocorrerão dia 30 de junho, durante o 2º Café da Colônia, e 14 de dezembro, durante o Natal Encantado. Além de ajudar no Programa de Educação Fiscal do município, quem pede a nota e coloca seu CPF, concorre a prêmios da Nota fiscal Gaúcha!

 

A coordenadora do Programa, a professora Carmem Ramminger,  conta que a arrecadação para o primeiro sortei, começou dia 24 de abril, e que podem ser entregues Notas fiscais emitidas de 1° de janeiro, até 14 de junho de 2018. Cada R$ 100,00 em notas podem ser trocados por um cupom. Depois de recolhidas, em cada escola, as notas vão para as oficinas realizadas na Escola Edvino Bervian, onde alunos separam, avaliam e fazem as trocas pelos cupons.

 

A secretária da Fazenda, Marlene Holz, explica que o programa incentiva as famílias a solicitarem nota fiscal nos estabelecimentos com sede no município e, com isso,  Morro Reuter pode  participar do Programa de Integração Tributária (PIT), do Governo do Estado e assim aumenta sua receita.

 

O QUE É O PIT? Iniciativa permanente da Secretaria da Fazenda do RS (Sefaz/RS) que premia os municípios que adotam práticas para estimular e aumentar a arrecadação de ICMS e IPVA. Conforme a ‘nota’ obtida é aumentado o repasse dos tributos estaduais/municipais.

 

.......................................

 

Programa de Educação Fiscal 2017 

 

Ensinar as crianças desde cedo a poupar e também a ajudar a economia de Morro Reuter  é a intenção do Programa de Educação Fiscal, que está sendo implantado em uma parceria entre as secretarias da Fazenda e da Educação e Cultura. Na noite de 28/6 as diretoras das escolas municipais da cidade, juntamente com a prefeita Carla Chamorro, a secretária da Fazenda, Marlene Holz, a secretária de Educação e Cultura, Juliana Zimmer Boufler, e a coordenadora do Programa, a professora Carmem Ramminger,  elaboraram um plano de ação que incentivará as famílias a solicitarem nota fiscal nos estabelecimentos com sede no município.

 

A secretária Marlene explica que com a implantação do programa, o município poderá participar do Programa de Integração Tributária (PIT), do Governo do Estado e assim aumentar sua receita. A coordenadora Carmem  aposta que as crianças terão um papel fundamental  nesse programa. ‘Elas cobrarão dos pais que comprem na cidade e com isso todos ganham’, explica Carmem.

 

O QUE É O PIT? Iniciativa permanente da Secretaria da Fazenda do RS (Sefaz/RS) que premia os municípios que adotam práticas para estimular e aumentar a arrecadação de ICMS e IPVA. Conforme a ‘nota’ obtida é aumentado o repasse dos tributos estaduais/municipais. 

Notícias mais lidas

22 de Maio

Te agenda e vem para o 2º Café da Colônia

18 de Maio

Dada a largada para a conclusão do asfalto na Pedro José Kolling

24 de Maio

Prefeitura adota plano de contingenciamento nessa sexta-feira

16 de Maio

Vagas nas orquestras de Sopros e de Cordas de Morro Reuter

14 de Maio

Corsan alerta para falta de água nessa terça-feira