Turismo

Obelisco de Livros

Compartilhe

Obelisco de Livros

Obelisco de Livros

O monumento está localizado na entrada da cidade, como um marco que caracteriza as políticas na área da educação e cultura de Morro Reuter. É rodeado por uma pequena praça/paradouro com flores e bancos para relaxar tomar um chimarrão e curtir a visão.

 

Possui 10 metros de altura e é representado por uma pilha de 72 livros e constituído de fibra de vidro, resina, talco industrial e pó de mármore. Idealizado pela Gestão política de 2004 e pelo poeta Carlos Urbim (escritor do livro sobre Morro Reuter), esculpida e executada no ano de 2004 pelo uruguaio Gustavo Nakle juntamente com o apoio da Prefeitura Municipal de Morro Reuter.

 

Foi realizada devido a séria política de leitura que vinha sendo desenvolvida desde a emancipação de Morro Reuter em 1993. Para a sua construção, lançou-se uma campanha, e com o apoio da RBS  TV na divulgação, conseguiu-se 54 amigos do livro (escritores, editoras, famílias de Morro Reuter e região), cada uma contribuiu com R$ 450,00. O nome destas pessoas esta impresso na placa que consta na base do monumento.

 

A inauguração integrava a programação da Feira do Livro (a maior Feira que o município tinha até o momento). Na noite de inauguração, a cidade estava lotada, o grupo Família Lima realizou um show na Praça Central. Também houve show pirotécnico junto ao monumento. O cerimonial da inauguração foi realizado por um repórter do Jornal do Almoço e muitos escritores gaúchos, além de autoridades e público em geral que participava do evento.

 

Inaugurado em 09 de outubro de 2004, o Obelisco é cartão-postal de Morro Reuter e uma forma de eternizar a paixão de seus moradores pelos livros. 

 

 

BR116 - Km 216 - Próximo ao Pórtico de entrada de Morro Reuter

51 3569-1455

turismo@morroreuter.rs.gov.br

Notícias mais lidas

17 de Outubro

Contagem regressiva para a 3ª Festa Nacional da Lavanda

13 de Outubro

INSCRIÇÃO DE DEVEDORES EM DÍVIDA ATIVA MUNICIPAL

10 de Outubro

Gente Miúda atenderá mais 38 bebês em 2018

13 de Outubro

Mutirão de luta contra o câncer de mâma

10 de Outubro

Tem mutirão de consultas e Café da Mulher na quinta e sexta-feira