Turismo

Obelisco de Livros

Compartilhe

Obelisco de Livros

Obelisco de Livros

O monumento está localizado na entrada da cidade, como um marco que caracteriza as políticas na área da educação e cultura de Morro Reuter. É rodeado por uma pequena praça/paradouro com flores e bancos para relaxar tomar um chimarrão e curtir a visão.

 

Possui 10 metros de altura e é representado por uma pilha de 72 livros e constituído de fibra de vidro, resina, talco industrial e pó de mármore. Idealizado pela Gestão política de 2004 e pelo poeta Carlos Urbim (escritor do livro sobre Morro Reuter), esculpida e executada no ano de 2004 pelo uruguaio Gustavo Nakle juntamente com o apoio da Prefeitura Municipal de Morro Reuter.

 

Foi realizada devido a séria política de leitura que vinha sendo desenvolvida desde a emancipação de Morro Reuter em 1993. Para a sua construção, lançou-se uma campanha, e com o apoio da RBS  TV na divulgação, conseguiu-se 54 amigos do livro (escritores, editoras, famílias de Morro Reuter e região), cada uma contribuiu com R$ 450,00. O nome destas pessoas esta impresso na placa que consta na base do monumento.

 

A inauguração integrava a programação da Feira do Livro (a maior Feira que o município tinha até o momento). Na noite de inauguração, a cidade estava lotada, o grupo Família Lima realizou um show na Praça Central. Também houve show pirotécnico junto ao monumento. O cerimonial da inauguração foi realizado por um repórter do Jornal do Almoço e muitos escritores gaúchos, além de autoridades e público em geral que participava do evento.

 

Inaugurado em 09 de outubro de 2004, o Obelisco é cartão-postal de Morro Reuter e uma forma de eternizar a paixão de seus moradores pelos livros. 

 

 

BR116 - Km 216 - Próximo ao Pórtico de entrada de Morro Reuter

51 3569-1455

turismo@morroreuter.rs.gov.br

Notícias mais lidas

12 de Dezembro

Sábado tem espetáculo de patinação no Natal Encantado de Morro Reuter

04 de Dezembro

Emoção marca a abertura do Natal Encantado de Morro Reuter

05 de Dezembro

Reunião debaterá melhorias em Ruas de Morro Reuter

06 de Dezembro

Grupo do Tabaco ajuda na luta contra o cigarro

05 de Dezembro

Sábado tem KerbFest em Morro Reuter