Festa Nacional da Lavanda

5ª Festa Nacional da Lavanda tem workshops gratuitos

Festa Nacional da Lavanda

Festa Nacional da Lavanda

Ama lavanda, mas não sabe como cultivá-la em sua casa? Ou gostaria de aprender a usar a aromática planta de forma terapêutica ou na gastronomia? Tudo isso e muito mais você pode aprender em workshops gratuitos que ocorrem dias 21, 22 e 23 de outubro em Morro Reuter durante a 5ª Festa Nacional da Lavanda. Toda a programação, organizada pela prefeitura, ocorrerá no Espaço da Lavanda no Centro de Cultura na Rua Anita Garibaldi, ao lado da prefeitura, e pode ser usufruída pela comunidade sem a necessidade de inscrição antecipada.

 

Programação

 

Sexta-feira

15h30min - Como cultivar a lavanda - com Evandro Carlos Knob

 

Sábado

10h - Lavanda na Gastronomia - com Maria Helena Lunckes Linck

14h - Uso terapêutico da lavanda no autocuidado: do alívio da dor à paz profunda - com Liliana Carvalho

15h30min - Como cultivar a lavanda - com Evandro Carlos Knob

 

Domingo

10h - Como cultivar a lavanda - com Evandro Carlos Knob

14h - Lavandas de Morro Reuter: perspectivas de desenvolvimento econômico - com Cláudio Vinícius da Silva Farias

15h30min - Expansão da respiração com o uso da lavanda - com Iaciária Valim

5ª Festa Nacional da Lavanda ocorre de 20 a 23 de outubro

Festa Nacional da Lavanda

Festa Nacional da Lavanda

A prefeita Carla Chamorro destaca que Morro Reuter trabalha desde 2015 para incentivar a cultura da lavanda no município, o que também fez surgir a Festa Nacional da Lavanda com foco no turismo rural e possibilitando o contato direto com os campos coloridos e aromatizados pela flor. ‘Queremos possibilitar um momento de lazer, cultura e entretenimento para que todos usufruam do melhor da produção local além de atrações artísticas gratuitas. O evento é feito por toda a comunidade e sintetiza a produção do município, sua hospitalidade e belezas. Por isso, acreditamos que será a maior edição da festa’, acrescenta.
 
A festa busca valorizar a flor símbolo no município e que há mais de 20 anos perfuma e embeleza a cidade, a partir de mudas da lavanda da variedade dentata, vindas da Europa e que tão bem se adaptaram em Morro Reuter. O plantio que tomou os canteiros das ruas e de residências e praças também é estimulado cada vez mais pela administração municipal que oferece um programa de incentivo. Nele, prefeitura e Emater visitam as áreas e orientam todo o cultivo. Além da renda gerada com a venda para extração de óleo essencial, a lavanda fomenta o turismo. 
 
Hoje há 22 famílias dedicadas ao cultivo da lavanda em Morro Reuter e a área de plantio chega a 15 hectares. Com pelo menos duas safras ao ano, a cultura rende em torno de 85,5 toneladas por ano de massa verde, da qual é extraído o óleo essencial.   Em 2022 foi criada a Associação de Produtores de Lavanda de Morro Reuter e Região que vai enriquecer ainda mais o município. ‘Por meio dessa união de esforços é possível fortalecer o setor perante o mercado, compartilhar experiências e conhecimentos’, diz Carla. 

 

PROGRAMAÇÃO FESTA DA LAVANDA

20/10 a 23/10 de 2022

 

20/10 - Quinta-feira

18h - Abertura da Exposição de Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato

19h - Abertura Oficial da 5ª Festa Nacional da Lavanda

20h - Show com Guri de Uruguaiana

 

21/10 - Sexta-feira

9h - Abertura da Exposição de Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato

9h30min - Espetáculo musical

14h - Baile da terceira idade com Musical Signos  

19h - Show com Banda Rosas 

21h - Rogério Magrão e Banda 

23h - Banda de Rock  Dreamers Boys 

 

22/10 - Sábado

9h - Abertura da Exposição de Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato

10h - Bandinha típica Os Guri - Espaço cultural

10h - Encontro de grupos de dança de projeção folclórica e criativa

14h - Banda 0800 

14h - Musical Elvis e Zico - Espaço cultural

16h - Banda Os Atuais 

18h - Banda Choppão 

20h - Banda Cia Show 4

22h - Cleiton Borges

0h - DizRock

 

23/10 - Domingo

8h- Caminhada: Pelos Caminhos da Lavanda - 3ª edição

9h - Abertura da Exposição da Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato

9h30min - Juninho

10h - Banda típica América - Espaço cultural

10h30min - Banda Estribo de Prata

14h - Banda Barbarella

14h - Grupo Blaska - Espaço cultural

16h - Banda Pérola Negra

18h - Banda Portal da Serra

20h - Banda Doce Pecado

22h - Encerramento da Festa

Obrigada a todos pelo sucesso da 4ª Festa Nacional da Lavanda!

Festa Nacional da Lavanda

Festa Nacional da Lavanda

21/10/2019

A 4ª Festa Nacional da Lavanda foi um grande sucesso, com público local e de várias partes do Estado lotando todos os espaços! Sucesso de vendas nos estandes e também de público nos bailes, shows e demais atividades culturais.
A Prefeitura agradece a todos por esse sucesso, já que essa festa foi feita a muitas mãos!!! Obrigada a toda a comissão organizadora, liderada pela Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura, Turismo e Desporto e pela Secretaria de Obras. Obrigada a todos que trabalharam no evento - expositores, artistas, profissionais de diversas áreas que se dedicaram demais! Obrigada à Escola Estadual João Wagner, por mais uma vez ter emprestado sua quadra para sediar nosso palco de shows. Obrigada às entidades locais - CTG Garrão da Serra, Consepro e Associação Cultural de Morro Reuter, pela parceria, assim como Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dois Irmãos e Morro Reuter e também Brigada Militar. Obrigada aos patrocinadores que possibilitaram que essa edição se realizasse! Obrigada a todos os veículos de imprensa que nos ajudaram a divulgar o evento. E por fim, obrigada à comunidade de Morro Reuter, que abraçou essa festa e recebeu tão bem os visitantes!
A prefeita Carla Chamorro e o vice-prefeito, Airton Bohn, agradecem a todos por terem feito, juntos, mais um evento maravilhoso! OBRIGADA!!!

Começa a 4ª Festa Nacional da Lavanda!

Festa Nacional da Lavanda

Festa Nacional da Lavanda

19/10/2019

A lavanda é a grande estrela, encontrada em sorvetes, queijos, chocolate, suspiros e até em cerveja! Tudo feito com a flor símbolo de Morro Reuter, que sedia a 4ª Festa nacional da Lavanda, de sexta-feira até a noite deste domingo (20/10). Na estrutura montada no entorno do Ginásio municipal os visitantes também encontram cremes e aromatizantes de lavanda, mas também produtos coloniais, feira da indústria e comércio e muito mais. O município, que é o único do RS a plantar comercialmente a lavanda,  reune na festa 100 expositores e oferece também encontro de danças folclóricas, bailes e shows, tendo como destaque o de Hugo e Tiago, na sexta à noite, que esteve lotado.  A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Indústria, comércio, Agricultura, Turismo e Desporto.

 

Entre os visitantes que foram em busca de produtos com lavanda, estiveram os funcionários públicos aposentados Inez Dib Moinho, 65, e César Dib Moinho, 64, de Porto Alegre. ‘É a primeira vez que viemos na festa e gostamos muito. A festa muito bonita e muitos produtos feitos com lavanda. Estou em busca de informações sobre a planta, porque adoro lavanda’, disse Inez. Outra opção para o público curioso pelas lavandas foi a caminhada ‘Pelos Caminhos da Lavanda’, realizada na manhã de sábado e que reuniu 450 pessoas de várias partes do Estado (recorde de público das caminhadas realizadas no município). No percurso de 10km, visitação a plantações de lavandas.

 

A prefeita Carla Chamorro destacou que a festa é feita por toda a comunidade, e sintetiza a produção do município, sua hospitalidade e belezas. ‘Estamos muito felizes que um ótimo público atendeu nosso chamado e veio fazer essa festa com a gente’, salientou Carla, que na abertura oficial da festa homenageou os 22 produtores de lavanda do município, que atualmente plantam 12 hectares da flor símbolo. Outro destaque do evento foi o Encontro de Grupos de Dança de Projeção Folclórica e Criativa, realizado na manhã de sábado e que reuniu 16 grupos de Morro Reuter e também de cidades como Sapiranga, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Canoas e Esteio.

Começa nessa sexta-feira a 4ª Festa Nacional da Lavanda

Festa Nacional da Lavanda

Festa Nacional da Lavanda

18/10/2019

Neste final de semana Morro Reuter realizará a 4ª Festa Nacional da Lavanda! De 18 a 20 de outubro, a cidade espera a todos no Ginásio Municipal e seu entorno, onde a estrutura já está sendo montada para acolher os 98 expositores e também os diversos shows e bailes! Entre as atrações da festa estarão o show nacional de Hugo e Tiago e bailes com bandas como Os Atuais, Os Federais e Rainha Musical, entre muitas outras, além, é claro, da lavanda, que será a estrela da festa, em mudas, biscoitos, cucas e até cerveja! A entrada para a festa é gratuita, com exceção do ingresso para o show nacional com Hugo e Tiago, que está à venda por R$ 10,00, primeiro lote. No dia da festa custará R$ 20,00. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Indústria, comércio, Agricultura, Turismo e Desporto.

 

A festa contará com  Feira de indústria, Comércio e Artesanato, Feira de Produtos Coloniais - Agroecológicos e Agroindustriais, praça de alimentação, exposição Agropecuária e brinquedos infláveis para as crianças, além de oficina de extração de óleo de Lavanda, passeios guiados à uma plantação de lavanda, venda de mudas e de produtos à base de lavanda, como cremes, aromatizantes e também bolachas, cucas, suspiros, chocolate e cerveja! O evento terá, ainda, a 2ª edição da caminhada ‘Pelos Caminhos da Lavanda’, no sábado da festa. A divulgação vem sendo feita incansavelmente pela corte do município, formada pela rainha Eduarda Torres Weber, a primeira princesa, Luciana Klein, e a segunda princesa, Andressa Henrich.

 

Atrações para as crianças

E Já que o mês é das crianças, claro que elas merecem espaços e atrações muito especiais nessa 4ª Festa Nacional da Lavanda! E a primeira atração será justamente para elas! Na sexta-feira (18/10), a partir das 10h, a banda Geração Z, formada por crianças, estará fazendo a festa, com um repertório muito especial para a criançada! Além disso a Up Brinquedos estará com seu parque de brinquedos infláveis, nos três dias da festa, prometendo muita diversão com brinquedos como um tobogã gigante de Tubarão, um inflável da Patrulha canina e o futebol inflável, entre outros.

 

Show nacional de Hugo e Tiago

Estão à venda os ingressos do primeiro lote para o show nacional com os sertanejos Hugo e Tiago, dia 18/10, às 22h, na 4ª Festa Nacional da Lavanda. Os pontos de venda em Morro Reuter são a Farmácia Agafarma, Farmácias Associadas, Academia Espaço Vital, Leila Cabeleireiros e Super Piá. Também estão à venda na Agafarma de Dois Irmãos, Santa Maria do Herval e de Picada Café. NO DIA DO SHOW OS INGRESSOS CUSTARÃO R$ 20,00.

 

A cidade das lavandas

A festa busca valorizar a flor símbolo no município e que há mais de 20 anos perfuma e embeleza a cidade, a partir de mudas da lavanda Dentata, vindas da Europa e que tão bem se adaptaram em Morro Reuter -  único município gaúcho e um dos três do Brasil a produzir a lavanda comercialmente. O plantio, que tomou os canteiros das ruas e também de residências e praças, também é estimulado cada vez mais pela prefeitura, que oferece um programa municipal de incentivo. Nele, prefeitura e Emater visitam as áreas e orientam todo o cultivo. Conforme a Emater local, atualmente 22 famílias cultivam lavanda em Morro Reuter, em cerca de 12 hectares, sendo que toda produção é processada no município. Na Festa serão encontrados produtos feitos à base da lavanda, como sabonetes e cremes, além de biscoitos, chocolates, suspiros, cucas e até cerveja de lavanda!

‘O cultivo da lavanda é feito a partir de mudas, e seus arbustos atingem em torno de 80cm de altura. Como matéria-prima, a for é utilizada na extração de óleos e essências para a indústria química e farmacêutica. Seu plantio também pode ser direcionado para a apicultura, na produção de mel de sabor delicado. No uso medicinal, o chá de lavanda tem sido indicado para problemas de insônia e melancolia’ (Do livro Morro Reuter de A a Z, de Carlos Urbin).

 

Para saber mais sobre a lavanda

Durante a Festa Nacional da Lavanda, de 18 a 20/10, em Morro Reuter, será possível conhecer um pouco mais sobre a lavanda, que é a flor símbolo da cidade e a estrela da festa! Produtores de lavanda estarão vendendo mudas e dando orientações sobre o plantio e cuidados com a planta, gratuitamente!

Além disso, duas empresas disponibilizarão outras duas oportunidades de conhecer mais sobre ela. A Naturoils fará um curso, nos 3 dias da festa, onde será possível conhecer todo o processo de destilação do Óleo Essencial de Lavanda e uso de óleos essenciais em aromaterapia. As oficinas ocorrerão dia 18/10 (sexta-feira), das 9h às 10h30; dia 19/10 (sábado), das  9h ás 10h30 e das 10h30 às 12h, e dia 20/10 (domingo), das 9h às 10h30.  O investimento antecipado é de R$ 60,00, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail yamara@naturoils.com.br.

Já a M&G Trip fará passeios guiados por uma plantação de lavanda, no sábado e no domingo (19 e 10/10),  às 9h, 11h, 13h, 15h e 17h, e neles será explicado sobre curiosidades, plantio e cuidados com a lavanda. O passeio custará R$ 20,00, e crianças até 10 anos não pagam. Inscrições com Jorge, pelo fone (51) 99525-7463, ou Fernanda, pelo (51) 99400-4462.

  

Caminhada Pelos Caminhos da Lavanda - 2019

Estão abertas e seguem até 17/10 as inscrições para a segunda edição da caminhada ‘Pelos Caminhos da Lavanda’ que será realizada dia 19 de outubro, durante a programação da 4ª Festa Nacional da Lavanda. A caminhada de aproximadamente 10km terá saída às 8h30, na localidade de Linha Cristo Rei e seguirá até o Batatenthal, passando por propriedades que contam com o plantio de lavanda. A organização é da Prefeitura, por meio do Departamento de Desporto e tem apoio da Associação Cultural de Morro Reuter.

 

O ponto de concentração será em frente ao Ginásio Municipal de Esportes, de onde os participantes serão transportados até o ponto inicio da caminhada, na localidade de Linha Cristo Rei. Ao final do trajeto, o transporte retornará ao local da festa.

 

Durante o trajeto haverá pontos de distribuição de água e de fruta, bem como o acompanhamento de ambulância e de carro de apoio. A inscrição terá o custo de R$ 10,00 e pode ser depositada no Sicredi, Agência 0101, Conta 56740-0, CNPJ: 00.701.070/0001-77 - Associação Cultural de Morro Reuter. Para a confirmação da inscrição, basta enviar o nome, número de telefone, idade, cidade e comprovante de depósito para o e-mail: desporto@morroreuter.rs.gov.br. Outras informações também podem ser obtidas este e-mail ou pelo telefone (51) 3569-1505, ramal 222, com Éder.

 

SERVIÇO

O quê: 4ª Festa Nacional da Lavanda

Quando: De 18 a 20/10

Onde: Ginásio Municipal de Morro Reuter (Travessa 1º de Maio, Centro), Emater e seu entorno

Quanto: A entrada para a festa é gratuita, com exceção do ingresso para o show nacional com Hugo e Tiago, que está à venda por R$ 10,00, no primeiro lote. No dia da festa custará R$ 20,00.

 

PROGRAMAÇÃO - 4ª FESTA NACIONAL DA LAVANDA

18/10/2019 - Sexta-feira

10h - Banda Geração Z

        - Abertura da Exposição da Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato.

14h - Abertura oficial da 4ª Festa Nacional da Lavanda

15h - Baile da 3ª Idade -  MUSICAL SIGNOS

20h30min - Rock Acústico com DREAMERS BOYS 

22h - Show Nacional HUGO E TIAGO

23h45min - DizRock!

 

19/10/2019 - Sábado

8h30min - Pelos Caminhos da Lavanda - 2ª Edição

9h - Abertura da Exposição da Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato.

10h - Encontro de grupos de dança de projeção folclórica e criativa

13h30min  - Banda ECCOS

18h  - Os Atuais

20h15min  - Os Federais

23h  - DJ Free Dance

 

20/10/2019- Domingo

09h - Abertura da Exposição da Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato.

09h às 13h - CTG Garrão da Serra e Grupo Gaúcho Estribo de Prata

14h - Banda Rainha Musical

16h15min - Banda Portal da Serra

18h45min - Banda Brilha Som

21h- Encerramento da Festa.

Confira as atrações da 4ª Festa Nacional da Lavanda!

Festa Nacional da Lavanda

Festa Nacional da Lavanda

A 4ª Festa Nacional da Lavanda será realizada de 18 a 20 de outubro de 2019, no Ginásio Municipal (Travessa 1º de Maio, Centro), Emater e seu entorno, e terá show nacional de Hugo e Tiago e bailes com bandas como Os Atuais, Eccos, Os Federais,  Rainha Musical e Brilha Som, entre muitas outras. A entrada para a festa é gratuíta, com exceção do ingresso para o show nacional com Hugo e Tiago, que está à venda por R$ 10,00, primeiro lote (ver pontos de venda, abaixo).

 

A festa terá, ainda, Feira de indústria, Comércio e Artesanato, Feira de Produtos Coloniais - Agroecológicos e Agroindustriais, praça de alimentação, venda de mudas de lavanda, exposição Agropecuária, brinquedos infláveis e oficina de extração de óleo de Lavanda, além da venda de produtos à base de lavanda, como bolachas, cucas, chocolate e até cerveja! Também ocorrerá a 2ª edição da caminhada ‘Pelos Caminhos da Lavanda’, no sábado da festa. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Indústria, comércio, Agricultura, Turismo e Desporto, Contatos:  (51) 3569-2458,  3569-1505 ou 3569-1678, ramais 218 e 222 ou e-mail: turismo@morroreuter. rs.gov.br

 

PROGRAMAÇÃO - 4ª FESTA NACIONAL DA LAVANDA

 

18/10/2019 - Sexta-feira

10h - Banda Geração Z

        - Abertura da Exposição da Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato.

14h - Abertura oficial da 4ª Festa Nacional da Lavanda

15h - Baile da 3ª Idade -  MUSICAL SIGNOS

20h30min - Rock Acústico com DREAMERS BOYS  

22h - Show Nacional HUGO E TIAGO

23h45min - DizRock!

 

19/10/2019 - Sábado

8h30min - Pelos Caminhos da Lavanda - 2ª Edição

9h - Abertura da Exposição da Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato.

10h - Encontro de grupos de dança de projeção folclórica e criativa

13h30min  - Banda ECCOS

18h  - Os Atuais

20h15min  - Os Federais

23h  - DJ Free Dance 

 

20/10/2019- Domingo

09h - Abertura da Exposição da Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato.

09h às 13h - CTG Garrão da Serra e Grupo Gaúcho Estribo de Prata

14h - Banda Rainha Musical

16h15min - Banda Portal da Serra

18h45min - Banda Brilha Som

21h- Encerramento da Festa.

Abertas as inscrições para a Caminhada Pelos Caminhos da Lavanda - 2019

Festa Nacional da Lavanda

Festa Nacional da Lavanda

Estão abertas e seguem até 17/10/2019, as inscrições para a segunda edição da caminhada ‘Pelos Caminhos da Lavanda’ que será realizada dia 19 de outubro, durante a programação da 4ª Festa Nacional da Lavanda. A caminhada de aproximadamente 10km terá saída às 8h30, na localidade de Linha Cristo Rei e seguirá até o Batatenthal, passando por propriedades que contam com o plantio de lavanda. A organização é da Prefeitura, por meio do Departamento de Desporto e tem apoio da Associação Cultural de Morro Reuter.

O ponto de concentração será em frente ao Ginásio Municipal de Esportes, de onde os participantes serão transportados até o ponto inicio da caminhada, na localidade de Linha Cristo Rei. Ao final do trajeto, o transporte retornará ao local da festa.

 

Durante o trajeto haverá pontos de distribuição de água e de fruta, bem como o acompanhamento de ambulância e de carro de apoio. A inscrição terá o custo de R$ 10,00 e pode ser depositada no Sicredi, Agência 0101, Conta 56740-0, CNPJ: 00.701.070/0001-77 - Associação Cultural de Morro Reuter. Para a confirmação da inscrição, basta enviar o nome, número de telefone, idade, cidade e comprovante de depósito para o e-mail: desporto@morroreuter.rs.gov.br. Outras informações também podem ser obtidas este e-mail ou pelo telefone (51) 3569-1505, ramal 222, com Éder.

Ingressos à venda para show de Hugo e Tiago

Festa Nacional da Lavanda

Festa Nacional da Lavanda

Já estão à venda os ingressos do primeiro lote para o show nacional com os sertanejos Hugo e Tiago, que será dia 18/10/19, às 22h, durante a 4ª Festa Nacional da Lavanda! Os ingressos do primeiro lote terão preço promocional e custarão R$ 10,00. Assim que se esgotarem os desse lote, terá início a venda do 2º lote, que custará R$ 15,00, e depois os do 3º, que será R$ 20,00. Aproveite e garanta o seu!

 

PONTOS DE VENDA:

 

AGAFARMA MORRO REUTER - R. 21 DE ABRIL - CENTRO - (3569-2125)

FARMÁCIAS ASSOCIADAS MORRO REUTER - R. INDEPENDENCIA. 306 - (3191-1366)

SUPER PIÁ - MORRO REUTER - R. MONTEIRO LOBATO , 68 - (3569-2066)

AGAFARMA DOIS IRMÃOS - AV. IRINEU BECKER - 139 - (3564-7863)

AGAFARMA  PICADA CAFÉ - R. EMANCIPAÇÃO 1380 - (54 3285-2194)

 

Vem aí a 4ª Festa Nacional da Lavanda!

Festa Nacional da Lavanda

Festa Nacional da Lavanda

Agendem-se: a 4ª Festa Nacional da Lavanda será de 18 a 20 de outubro de 2019, com muitas atrações especiais, como shows, bailes e exposições. A programação está sendo finalizada e, assim que concluída, será divulgada aqui e na imprensa. Contamos com a presença de todos em nossa festa!

Venha para a 3ª Festa Nacional da Lavanda

Festa Nacional da Lavanda

Festa Nacional da Lavanda

Morro Reuter prepara-se para mais uma edição da Festa Nacional da Lavanda, que será de 20 a 22 de outubro de 2017, no Ginásio municipal de Esportes e seu entorno. Mostrar os potenciais do município e destacar sua flor símbolo é a ideia dessa terceira edição do evento, que além da programação abaixo, terá exposição de carros antigos, mostra de orquídeas, animais, tratores e implementos agrícolas, praça de alimentação, brinquedos infláveis, oficinas de artes e de plantio de lavandas, roteiro turístico à plantação de lavanda e Morro da Embratel, comercialização de produtos coloniais e workshop sobre aromaterapia. Com exceção do show nacional de Tiago Iorc, dia 20/10, os demais shows e bailes terão ingresso gratuito.
 
Valorização da lavanda
A proposta da festa é mostrar as potencialidades do município e enfatizar sua flor símbolo, a lavanda, cujo plantio está sendo estimulado cada vez mais pela prefeitura municipal, por meio de um programa municipal de incentivo, onde prefeitura e Emater visitam as áreas e orientam todo o cultivo. Conforme a Emater local, quem está no programa tem preço de muda mais acessível e garantia de comercialização. Atualmente 15 famílias cultivam lavanda em Morro Reuter, em cerca de 3 hectares, sendo que mais 10 irão começar o plantio em breve, segundo a Emater. Toda produção é processada no município. Entre setembro e outubro devem ser colhidas cerca de 1000 kg de massa verde de lavanda, de onde é extraída a essência. Na Festa serão encontrados produtos feitos à base da essência da lavanda, como sabonetes e cremes e também cervejas e biscoitos! Também será feita caminhada até uma plantação de lavandas e ocorrerá oficina de plantio da flor.
 

Programação - 3ª Festa Nacional da Lavanda - Morro Reuter

Confira a programação completa da 3ª Festa Nacional da Lavanda, 2017:

 

20/10 - Sexta-feira

14h - Abertura da Exposição da Indústria, comércio, Agricultura, Artes e Artesanato

14h às 17h - Baile da 3ª Idade com o Musical Os Signos, de Teotônia

19h - Bandinha típica Baila Baila

21h - Show nacional do Tiago Iorc (ingressos antecipados a R$ 20,00, pelo site ingressorapido.com.br)

22h30 - Show com a banda Rockanados

 

21/10 - Sábado

9h - Abertura da Exposição da Indústria, comércio, Agricultura, Artes e Artesanato

9h15 - Abertura oficial da 3ª Festa Nacional da Lavanda

9h45 - Sorteio doa Prêmios do Programa Municipal de Educação Fiscal

10h - Bandinha típica Tannenwald

13h30 - Apresentação de grupos de danças de projeção folclórica e criativa

15h - Caminhada orientada a uma plantação de lavandas ? percurso de 15km. Inscrições pelo e-mail desporto@morroreuter.rs.gov.br

15h às 18h - Banda Barbarela

18h às 20h - Banda Porto do Som

 

22/10 - Domingo

8h - Missa Festiva na Igreja Matriz

9h - Abertura da Exposição da Indústria, comércio, Agricultura, Artes e Artesanato

9h - Mateada cultural com Estribo de Prata e CTG Garrão da Serra

12h - Banda Bom de Baile

14h às 16h - Banda Knecus

16h às 18h - Banda Portal da Serra

18h às 20h - banda Rainha Musical

20h - Encerramento da festa

Tudo com um toque de lavanda!

Festa Nacional da Lavanda

Festa Nacional da Lavanda

A 3ª Festa Nacional da Lavanda terá uma diversidade de produtos à base de lavanda!!! Serão cremes, sabonetes, essências, passando pelo artesanato e também bolachas, geleias, cucas e até chopp de lavanda! Além disso haverá venda de mudas de lavanda. Venha conferir! A partir de sexta-feira, até domingo (20 a 22/10/2017), no Ginásio Municipal de Morro Reuter e seu entorno!

Abertas as inscrições para a caminhada "Pelos Caminhos da Lavanda"

Trajeto da caminhada

Trajeto da caminhada

Estão abertas, até 18 de outubro de 2017, as inscrições para a caminhada ‘Pelos Caminhos da Lavanda’, que será dia 21 de outubro, às 15h, durante a 3ª Festa Nacional da Lavanda, de Morro Reuter. Na caminhada serão percorridos 15 quilômetros, passando por belas paisagens das localidades de Picada São Paulo, Linha Cristo Rei, Batatenthal e Walachai, e visitada uma plantação de lavanda. A saída e chegada da caminhada será ao lado do Ginásio Municipal de Esportes. Os organizadores am que as inscrições devem ser feitas pelo e-mail desporto@morroreuter.rs.gov.br e que o número máximo de participantes é 230.

 

INFORMAÇÕES 
* DATA DA CAMINHADA: 21 de outubro de 2017 com saída às 15h
* LOCAL DE SAÍDA E CHEGADA: Travessa Castro Alves (ao lado do Ginásio Municipal)
* PERCURSO: 15 km
* VESTIMENTA: Esportiva
* VALOR DE INSCRIÇÃO: R$ 20,00 (Camiseta água lanche transporte)

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
- Os participantes poderão fazer a retirada da camiseta a partir das 14h. Preferencialmente até às 14h45min para evitar atrasos;
- O transporte levará os participantes até o ponto de partida da caminhada, na localidade de Picada São Paulo, e fará o retorno no final do percurso, da localidade do Walachai até o centro.
- Durante o trajeto haverá o acompanhamento de ambulância e carro de apoio (para carona);
- O evento ocorrerá mesmo com chuva;
- Recomendamos o uso de protetor solar e repelente;
- Mais informações pelo e-mail: desporto@morroreuter.rs.gov.br ou pelo fone 51 3569 1505 com Daniel e Sônia;


*INSCRIÇÃO
BANRISUL - Agência: 0197
Conta para depósito: 04.055845.0-6
Nome: PM Morro Reuter Eventos Esportivos

 

DADOS - FICHA DE INSCRIÇÃO:
NOME:
IDADE:
FONE: 
EMAIL: 
CIDADE :
CAMISETA (TAM):


Obs.: Para a confirmação da inscrição, preencha todos os campos acima e envie junto no e-mail desporto@morroreuter.rs.gov.br, com o comprovante de depósito, até o dia 18/10/2017.

Notícias mais lidas

23 de Novembro

Morro Reuter tem concurso público para 17 cargos

30 de Novembro

Morro Reuter abre quatro processos seletivos para a Educação

25 de Novembro

Aberto processo seletivo para auxiliar de serviços gerais

29 de Novembro

Morro Reuter abre processo seletivo para médico

01 de Dezembro

Morro Reuter entrega primeiro selo SIM à Qualiovos