03/08/2019

Ministro da Infraestrutura inaugura obra na BR-116, em Morro Reuter

Ministro da Infraestrutura inaugura obra na BR-116, em Morro Reuter

Em uma cerimônia repleta de muita emoção, foi inaugurada, na manhã desse sábado (3/8), a obra de interseção na BR-116, com a VRS-873 (que leva à Santa Maria do Herval e Gramado) e Linha Görgen, em Morro Reuter. A solenidade contou com a participação do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, além do secretário Estadual dos Transportes, Jovir Costella, do diretor geral do DNIT, Antônio Leite dos Santos Filho, de deputados estaduais e federais, além de autoridades como prefeitos de toda a região (Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Santa Maria do Herval, Estância Velha, Nova Hartz, Lindolfo Collor, Araricá, Ivoti e Portão), além de vereadores, empresários e moradores de Morro Reuter.

Em sua fala, a prefeita Carla Chamorro lembrou a trajetória da obra, agradeceu a mobilização do Dnit e do Ministro, para sua realização, e enfatizou a importante mobilização da comunidade, que lutou pela obra, em busca de mais segurança na travessia do km 216 da BR-116 216. Ela agradeceu o empenho do deputado federal Marcel Van Hattem, que teve papel fundamental para a conclusão da obra. A prefeita e o vice-prefeito foram homenageados por moradores da Linha Görgen, que agradeceram pelo empenho para garantir mais segurança. Outro momento de emoção foi quando uma moradora que foi vítima de um atropelamento no trecho, entregou ao ministro, um presente, em agradecimento. O ministro agradeceu e se emocionou ao lembrar que o pai morreu em um acidente de trânsito. Ele elogiou o empenho do Dnit e da prefeita em busca da obra, que citou como ‘uma obra para salvar vidas’. Ao finalizar seu discurso, arrancou risos ao declarar: ‘Eu não conhecia a Rota Romântica, mas saio daqui apaixonado!’.

Esta foi uma obra esperada e reivindicada por toda a comunidade e também por quem trafega pela BR-116, em direção à Serra, já que a partir dela contam com mais segurança no trecho, onde nos últimos 8 anos ocorreram mais de 300 acidentes. O DNIT investiu na obra um total de R$ 1.160.000, e a Prefeitura de Morro Reuter, em torno de R$ 150 mil. A obra foi realizada após uma verdadeira peregrinação da administração municipal de Morro Reuter, desde o início de 2017, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), contando com intensa mobilização da comunidade, que realizou manifestações, abaixo-assinado, e participou em peso de uma audiência pública com o DNIT, clamando por segurança junto ao km 216 da BR-116.

A OBRA: Para a realização da obra de interseção na BR-116, em Morro Reuter, foi necessária a desapropriação de três terrenos (feita pela Prefeitura), para a construção de dois dos quatro trevos, supressão vegetal, execução de drenagem, terraplenagem (movimentação de solo e rocha), pavimentação e reforço na sinalização. O DNIT ressalta que os trabalhos foram executados em parceria com a Prefeitura de Morro Reuter, visando a segurança e orientação aos usuários. Os investimentos na obra foram de R$ 1.160.000, com recursos da Autarquia, e R$ 150 mil da Prefeitura de Morro Reuter.

O trecho ganhou quatro novos trevos, refúgio de pista e sinalização reforçada, com tachões, placas, além de faixa de pedestres, junto à entrada à linha Görgen, onde em breve será construída uma parada de ônibus (que já conta com o recuo adequado, para a parada dos veículos). Já o paisagismo dos quatro trevos foi feita pela comunidade, em quatro mutirões de revitalização, deixando os espaços lindos para receber quem chega ou passa pela cidade.

MOBILIZAÇÃO: A mobilização pela obra começou em agosto de 2015, quando o então vereador Airton Bohn comandou uma manifestação junto à comunidade, próximo ao trevo de acesso à VRS-873, tendo em mãos um abaixo-assinado com mais de 3 mil assinaturas. A luta recomeçou em janeiro de 2017, quando a prefeita Carla Chamorro e o vice-prefeito Airton Bohn deram início a uma verdadeira peregrinação ao DNIT, solicitando providências para dar um fim à sequência de acidentes no trecho. Em seguida, em contato com o então deputado Estadual Marcel Van Hattem, presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do RS, conseguiram apoio para realizar, em maio de 2017, uma audiência pública com o DNIT, no município, evento que contou com maciça participação da comunidade e políticos da região. Após todas essas mobilizações, que também contaram com apoio dos então deputados federais Renato Molling e Cajar Nardes, e da senadora Ana Amélia Lemos, a realização da obra foi anunciada, em 20/03/18, em plena festa de aniversário do município, fato que foi comemorado por todos. A obra, que começou em abril de 2018, sofreu paralizações a partir de maio de 2018, por vários fatores, como a greve dos caminhoneiros, chuvas intensas, período eleitoral e troca de governo. Desde então a prefeita Carla Chamorro e o vice-prefeito Airton Bohn fizeram um trabalho exaustivo de visitas e audiências junto ao DNIT, pedindo a retomada dos trabalhos, solicitação que ganhou especial força do deputado Federal Marcel Van Hattem, que assumiu a causa e intercedeu junto ao Ministério da Infraestrutura, por meio do Ministro Tarcísio Gomes de Freitas . Após essa campanha intensa, a obra foi retomada em 20 de março de 2019, e concluída!

09 de Janeiro

Posse dos Conselheiros Tutelares

15 de Janeiro

Sábado será feita ação de doação de sangue!