06/11/2019

Morro Reuter está entre os 10 vencedores do "Troféu Prêmio Gestor Público"

Esta é mais importante premiação de gestão pública do RS

Morro Reuter recebe o "Troféu Prêmio Gestor Público"

Morro Reuter está entre os 10 projetos vencedores do Prêmio Gestor Público! O projeto ‘Coopera Morro: Ação Educativa para manejo adequado de resíduos residenciais em Morro Reuter’ foi um dos 10 que receberam o ‘Troféu Prêmio Gestor Público’, desta que é a mais importante premiação de gestão pública do Rio Grande do Sul!  A entrega ocorreu na noite de ontem (5/11), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Dos 147 projetos inscritos este ano, 38 (de 35 municípios) foram premiados, e Morro Reuter ficou entre as principais premiações da noite!

‘Este reconhecimento é resultado de um trabalho de equipe, em prol do bem estar da comunidade. E aqui eu quero enaltecer o trabalho da Cooperativa que abraçou a causa e que vem trabalhando intensamente, com muita responsabilidade, na coleta seletiva. Um agradecimento ao Departamento do Meio Ambiente, pelo trabalho de conscientização junto às escolas. E aplausos à comunidade que acolheu a coleta seletiva em nosso município e que continuará fazendo a sua parte, separando o lixo’, agradece a prefeita Carla Chamorro, que ao lado do vice-prefeito, Airton Bohn, liderou a comitiva do município, na noite da premiação. Ela foi integrada por aqueles que diariamente fazem o projeto se fortalecer, que são os integrantes da Cooperativa dos Catadores Unidos pelo Meio Ambiente de Morro Reuter, e também a equipe do Departamento de Meio Ambiente, da secretaria Municipal de Saúde, Assistência social e Meio Ambiente, que realiza o trabalho de orientação e conscientização junto à comunidade. Ainda integraram a comitiva, representantes dos projetos ‘O Melhor na Melhor Idade’, e ‘Educação infantil, de Cem a Zero’, também inscritos na premiação.

SOBRE O PROJETO: O projeto vencedor foi implantado em dezembro de 2018, com a campanha que teve como slogan ‘Morro Reusa. Morro Reduz. Morro Recicla’. A primeira etapa foi a implantação da Coleta Seletiva do Lixo, feita em parceria entre a Prefeitura - por meio da Secretaria de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente -, com a Cooperativa dos Catadores Unidos pelo Meio Ambiente de Morro Reuter - Coopera-Morro. Para tanto, a cooperativa reativou, reformou e revitalizou  o Centro de Triagem do Morro do Pedro, implantou a coleta, que gera renda aos integrantes da cooperativa.

A campanha, que tem como slogan - ‘Morro Reusa. Morro Reduz. Morro Recicla’, institui  o conceito dos 3R’s da sustentabilidade, ou seja, o REuso, que é o prolongamento da vida dos materiais; a REdução, que é a menor geração de lixo evitando o desperdício; e a REciclagem, que é a produção de um novo produto a partir do velho. Com isso a Administração Municipal deseja que todos se engajem nesta causa, que já não é mais vista como um pensamento para o futuro, mas como ação que interfere na mudança de comportamento, agora. Paralelo a esta campanha, o departamento de Meio Ambiente realiza diversas atividades nas escolas, orientando e conscientizando os estudantes sobre a importância da separação do lixo.

Sábado tem Concurso Público em Morro Reuter

Entra em ação o Batalhão Ambiental Mirim!

Feira do Livro se encerra com homenagem ao Obelisco e show de Serginho Moah

Dia 30 tem Dia D de vacinação contra o Sarampo