07/11/2019

SUAS é debatido em Conferência

SUAS é debatido em Conferência

A 7ª Conferência de Assistência Social  de Morro Reuter foi realizada na noite de ontem (6/11), na Câmara Municipal de Vereadores, e teve como tema "Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social". Na oportunidade os presentes puderam avaliar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), debater e deixar sugestões quanto ao seu funcionamento. A Conferência definiu dois delegados titulares e dois suplentes, que representarão o município  na Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada em Porto Alegre, dias 19 e 20 de novembro.

Na abertura do evento a prefeita Carla Chamorro agradeceu a presença de todos e destacou a importância de se debater o tema. Em seguida, a palestrante Leila Aparecida Cunha Thomassim, Assistente Social aposentada pela FASC/POA, representante dos Trabalhadores no Conselho Estadual de Assistência Social, resgatou a trajetória da Assistência Social desde a sua gênese até a sua concepção, enquanto direito a partir da Constituição Federal de 1988. Ela enfatizou, ainda, a importância da participação da população para essa conquista, assim como os avanços ao longo dos anos, tais como os benefícios de transferência de renda, programas e o Cadastro Único. Explicou, também, sobre os rebatimentos da Emenda Constitucional 95/2016 e os impactos para as políticas sociais, principalmente para a Assistência Social.

Entre as propostas definidas na Conferência  estão a necessidade de se garantir o cofinanciamento da política de Assistência Social por todos os entes federados, como forma de materializar condições para a prestação de serviços de qualidade, enquanto direito da população. Também, sobre a necessidade de fortalecimento da participação da população para a construção da política e luta pela garantia de sua oferta enquanto direito de todos os que dela necessitarem, tal como preconiza a Constituição Federal de 1988.

19 de Fevereiro

Carnês do IPTU podem ser retirados a partir de 24/02