12/05/2020

Exército auxilia no abastecimento de Morro Reuter

A partir dessa terça-feira (12/05), o Exército auxilia no abastecimento de água do interior de Morro Reuter, medida que amenizará os danos causados pela estiagem no município. Esta ação vem complementar as medidas tomadas pela Prefeitura, para amenizar os efeitos da estiagem, entre elas o abastecimento feito com caminhão pipa do município, e um caminhão contratado, nas comunidades do interior, aviários e estufas de verduras. Além disso, o caminhão do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos também está auxiliando nessa força-tarefa, para garantir água a Morro Reuter.

O caminhão pipa do 18º Batalhão de Infantaria Motorizada, de Sapucaia do Sul, tem capacidade de 12 mil litros de água, carregará água no Rio Loch e a levará diariamente até os reservatórios das associações de moradores das localidades de São José do Herval, Walachai e Linha Cristo Rei. Com a ajuda, serão abastecidas em torno de 450 famílias. ‘Agradecemos muito aos Bombeiros e ao Exército por essa importante ajuda, que está garantindo que sejam amenizados os prejuízos provocados em nosso município, por essa forte estiagem’, agradece a prefeita Carla Chamorro.

Morro Reuter decretou Situação de Emergência, devido à estiagem, em 22/04/2020, pelo período de 180 dias, podendo ser prorrogado, se persistir a anormalidade declarada. A partir do decreto, está mobilizado o sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do município, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), que junto à Prefeitura, buscará alternativas e ações para amenizar os efeitos da estiagem no

15 de Maio

DECRETO Nº 041, DE 11 DE MAIO DE 2020