23/02/2021

Governo do Estado decreta suspensão de atividades não essenciais das 20 horas às 5 horas

Restrições estão valendo e seguem até 1º de março

O pedido de manutenção da cogestão do Distanciamento Controlado da Região 07 feito pelos prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Sinos (Amvars), da qual Morro Reuter faz parte, está em vigor. Com isso, o Município passa a adotar protocolo aprovado em reunião nesta terça-feira (dia 23) entre a prefeita Carla Chamorro, secretários municipais e Comitê de Enfrentamento à Covid. Desde o último sábado (dia 20), está em vigor o que prevê o decreto nº 55.769 do governo do Estado pelo qual o horário da suspensão geral de atividades não essenciais ocorre das 20 horas às 5 horas.  Somente será permitido o funcionamento após as 20 horas de postos de combustíveis, farmácias e estabelecimentos que funcionem em modalidade de telentrega. Ainda na segunda-feira, as secretarias municipais de Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto e de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente conversaram com representantes de mercados e supermercados de Morro Reuter para reforçar o protocolo de segurança e cuidados contra a Covid-19.

CADA UM DEVE FAZER SUA PARTE

Outra medida importante é a manutenção do atendimento presencial de alunos da Educação Infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Demais anos serão atendidos na modalidade remota. A prefeita Carla Chamorro destaca que todos devem cuidar ainda mais nos próximos dias para evitar que a Covid chegue às suas casas contaminando familiares, especialmente os mais frágeis como pais e avós. ‘Peço a ajuda de todos. Não é hora de festas, reuniões, churrascos, rodas de chimarrão. Se cada um fizer a sua parte, vamos superar a pandemia. Mas dependemos de cada um para isso’, enfatiza Carla.

COMO DENUNCIAR AGLOMERAÇÕES
A fiscalização do cumprimento dos protocolos será intensificada equipe da Prefeitura com o apoio da Brigada para evitar qualquer tipo de aglomeração. Denúncias podem ser feitas, 24 horas por dia, pelo telefone da BM: 98019-7413.

Confira o que está em vigor até 1º de março:

Escolas: Atendimento presencial de alunos da Educação Infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Demais anos serão atendidos na modalidade remota.

Restaurantes em beira de estrada e rodovias: 50% trabalhadores - 50% de lotação - ventilação cruzada (janelas e portas abertas). - Presencial restrito com grupos de, no máximo, 6 pessoas por mesa/ distanciamento de 2m entre mesas. A partir das 20h, somente por meio de telentrega, drive-thru, pague e leve.

Bares: Fechados

Comércios varejistas: Lotação (trabalhadores clientes): 1 pessoa, com máscara, para 6m² de área útil de circulação, respeitando limite do PPCI. Presencial restrito - Ventilação cruzada: janelas e portas abertas.

Serviços de educação física (academias, centros de treinamento...): Presencial restrito, com distanciamento, sem contato físico, material individual. Ocupação de 1 pessoa para cada 16m² de área útil (academia). Uso obrigatório de máscara.

Serviços de higiene pessoal (cabelereiro e barbeiro): 25% trabalhadores. Atendimento individualizado, por ambiente.

Missas e serviços religiosos: máx. 30 pessoas ou 20% da capacidade de público - Ocupação intercalada de assentos, respeitando distanciamento mínimo de 1m entre pessoas e/ou grupos de coabitantes. Obrigatória a utilização de máscaras.

Bancos, lotéricas e similares: 50% trabalhadores. Teletrabalho/ Presencial restrito.

Imobiliárias e similares: 25% trabalhadores. Teletrabalho/ Presencial restrito.

Correios: 50% trabalhadores. Teletrabalho/ Presencial restrito.

Ginásios com práticas de esportes coletivos, campos de futebol, cancha de bocha e bolão: fechados

Praças: permitida apenas a circulação respeitando o distanciamento interpessoal.

Alojamento: Hotéis e similares (geral): estabelecimentos sem o Selo Turismo Responsável do MTur: 40% de lotação Teletrabalho/ Presencial restrito - Fechamento de áreas comuns como equipamentos, espreguiçadeiras, brinquedos infantis.

Somente será permitido o funcionamento após as 20h: de Postos de Combustíveis, Farmácias e estabelecimentos que funcionem em modalidade de telentrega. Demais atividades suspensas das 20h às 5h, até o próximo dia 1º de março.

Serviços profissionais, científicos e técnicos: Serviços profissionais de advocacia e de contabilidade 50%  dos trabalhadores - Teletrabalho/ Presencial restrito.  Teleatendimento/ Presencial restrito.

Prefeitura: o atendimento será restrito, inclusive no Departamento da Agricultura.

Eventos sociais: Suspensos

A Cecília é nossa!

31 de Março

Professora da rede municipal de Morro Reuter conquista prêmio nacional de Educação