29/03/2021

A Cecília é nossa!

Prefeitura de Morro Reuter compra prédio da Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Graeff

A Cecília é nossa!

A Administração Municipal de Morro Reuter fez uma importante aquisição para a comunidade. Foi assinada nesta segunda-feira (dia 29) a compra do prédio da Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Graeff. O investimento total é de R$ 1.835.600,00 pago pela Prefeitura com recursos da Educação, e a negociação inclui diversos eletrodomésticos e móveis. Com prédio próprio para a instituição de ensino, a Administração Municipal deixa de pagar o aluguel mensal que, reajustado, passaria para R$ 9 mil mensais.

A prefeita Carla Chamorro lembra que, em 2017, foi alugado o imóvel que hoje abriga a Escola Cecília Graef para atender a demanda de matrículas de crianças de zero a cinco anos, zerando a lista de espera que, historicamente, em Morro Reuter, sempre passava de cem crianças. ‘Neste contexto, o casarão tornou-se uma grande escola com um ambiente aconchegante, que produz nas crianças, em suas famílias e nos profissionais da Educação uma sensação de acolhimento, permitindo-lhes experimentos e a exploração de diferentes espaços e materiais. Os elementos arquitetônicos do prédio transformaram-se em material didático de aprendizagens, tornando o ambiente, um espaço que incentiva o pertencimento das crianças’, afirma Carla.

LOCAL AMPLO E DE FÁCIL ACESSO
A prefeita reforça que ainda em 2017 havia o desejo de comprar o imóvel. ‘Sabíamos que o processo para construção de uma escola pela municipalidade demoraria muito e nem terreno a Prefeitura tinha para isso. Outro aspecto importante é que ele se localiza no Centro da cidade, o que facilita o acesso das famílias’, salienta Carla. O imóvel é constituído por material de primeiríssima qualidade em área total de 2.666,63 metros quadrados, sendo 694,3 metros quadrados de área construída.

PROJETOS GRANDES PARA A COMUNIDADE
A prefeita destaca que a aquisição do prédio da Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Graeff não impede que se pleiteiem, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), recursos para a construção de uma escola pelo Pró-Infância, visto que, no final do ano passado, a Administração Municipal adquiriu uma área de terra com 5.578,80 metros quadrados, localizada próximo à Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Edvino Bervian, em que poderia realizar a construção.
‘Caso consigamos este recurso, pretendemos, futuramente, instalar no casarão - onde hoje temos a Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Graeff, um Centro de Formação de Professores, bem como organizar espaços para realização de atividades múltiplas para alunos, professores e comunidade (museu, salas de dança, salas de exposições...)’, afirma Carla que tem muitos projetos para contemplar a comunidade de Morro Reuter.

O QUE DIZEM

Juliana Zimmer, secretária municipal de Educação e Cultura
‘A inauguração da escola Cecília já foi uma grande conquista para Morro Reuter por dar conta de atender a demanda da educação infantil permitindo que hoje não tenhamos alunos em lista de espera. A escola, como é um sonho novo, foi se constituindo aos poucos  e hoje podemos comemorar essa conquista para a Educação de Morro Reuter, alunos, famílias, professores, servidores  como um grande patrimônio de todos nós. Ter esse espaço é a realização de um grande sonho.’

Thays Rockenbach Auler, diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Graeff