31/03/2021

Professora da rede municipal de Morro Reuter conquista prêmio nacional de Educação

Romaica Laís Stoffel, da Escola Cecília Graeff, é reconhecida por boas práticas de ensino durante a pandemia

A prática de educação durante a pandemia rendeu um prêmio nacional à professora Romaica Laís Stoffel, da turma do nível 5 de 2020 na Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Graeff. A premiação ‘Educação Infantil: boas práticas de professores durante a pandemia’ é da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com apoio do Itaú Social e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Romaica concorreu entre 707 inscritos e é uma das 12 vencedoras do Estado e uma das cem ganhadoras do Brasil.

O objetivo é valorizar a Educação Infantil e reconhecer a importância dos profissionais dessa área, fortalecendo a sua identidade, além de evidenciar as boas ações que estão sendo realizadas com as crianças e suas famílias nesse contexto da Covid-19 e os impactos nesse grupo. A premiação consiste em curso de formação sobre a BNCC-Educação Infantil especialmente criado pelo Instituto Singularidades e R$ 1 mil para cada professor.

KITS DE RESGUARDO BRINCANTES

Romaica recorda que a pandemia pegou a todos de surpresa e tão logo os professores ficaram sabendo que seria necessário fechar a escola se preocuparam em dar continuidade à manutenção de vínculos com as crianças e suas famílias de forma a garantir os direitos de ensino e aprendizagem (BNCC), primando por uma infância feliz e saudável. ‘O que nos levou a pensar em kits de resguardo brincantes que seriam retirados quinzenalmente pelas famílias ou entregue nas casas por nós professoras’, destaca.

ESCOLA VIVA NAS CASAS

A cada kit, uma surpresa... materiais variados que puderam ser explorados pelas crianças juntamente com seus pais, considerando os eixos estruturantes da educação infantil, o brincar e as interações. Os kits foram mantidos do início da pandemia até o final de dezembro e o trabalho foi finalizado com uma serenata na casa de cada criança da turma do N5. ‘O principal objetivo foi manter a escola viva dentro das casas, acolhendo as crianças e suas famílias neste período tão atípico’, recorda. A inscrição no prêmio foi por incentivo da diretora Thays Rockembach Auler.

A secretária municipal de Educação e Cultura Juliana Zimmer se diz orgulhosa do trabalho desempenhado pelos professores de toda rede municipal de Morro Reuter. ‘Fico muito feliz e orgulhosa pela premiação recebida pela Romaica que simboliza o ensino do Município’, disse a secretária.

Dia 20 começa obra de iluminação no trevo de acesso

Começa o planejamento da Feira do Livro de Morro Reuter