07/04/2021

Faça a sua parte para manter a febre amarela bem longe

Mosquito Aedes é um dos transmissores da doença

Aedes aegypti pode transmitir a febre amarela urbana

A aparição de bugios mortos em várias cidades da região chama a atenção para o a de risco de febre amarela. Isso porque os macacos são bem mais sensíveis à febre amarela do que os humanos. Esses primatas servem como indicadores da presença do vírus no ambiente silvestre. Eles adoecem depois que são picados pelo mosquito transmissor. Humanos não vacinados são contaminados somente ao serem picados por esses mosquitos infectados. Vale destacar que, até o momento, Morro Reuter não tem nenhum caso da doença. Por isso, é importante que se a população encontrar um bugio morto faça contato imediatamente com a Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente pelo telefone 3569-1300 que fará coleta e análise de material.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos. Além do homem, os macacos também podem ser infectados e o mosquito ao picar um portador da doença, torna-se transmissor.

BUGIOS SÃO ESPÉCIE DE ANJOS DA GUARDA

Os bugios devem ser protegidos e não maltratados. Além de ser crime ambiental, matar esses animais prejudica - e muito - o controle da doença. O desaparecimento desses mamíferos provoca um desequilíbrio ambiental e leva os mosquitos transmissores do gênero Haemagogus e Sabethes, que habitam o alto das árvores e têm preferência por picar macacos, a voar mais baixo e procurar uma fonte alternativa de alimentação, aí sim encontrando o homem. Até mesmo o Aedes aegypti pode transmitir a febre amarela urbana. Mais um motivo para se evitar a proliferação do mosquito evitando o contágio comunitário.

VACINA DISPONÍVEL

A melhor forma de prevenção à febre amarela é a vacinação. Em Morro Reuter, ela é aplicada na Unidade Municipal de Saúde todas as terças-feiras, das 13h às 18h30. Ela é oferecida para crianças de 9 meses a adultos de 59 anos que não tenham sido imunizados ainda. Adultos com mais de 59 anos devem trazer um atestado médico autorizando a aplicação da vacina.

Também é importante lembrar que deve-se sempre usar repelentes em ambientes silvestres. Assim, todos ficam protegidos.

A Cecília é nossa!

31 de Março

Professora da rede municipal de Morro Reuter conquista prêmio nacional de Educação

31 de Março