02/09/2021

Setembro Amarelo - Morro Reuter tem programação especial

Herta, a querida personagem de Betinho Klein, abordará a importância da prevenção na saúde da mente

Programação começa com live da Herta no dia 8

A saúde da mente tem atenção especial em Morro Reuter. Em um trabalho conjunto entre as secretarias da Saúde e da Educação, uma programação especial foi elaborada para o Setembro Amarelo, iniciativa que visa conscientização, desmistificação e prevenção do suicídio. A psicóloga coordenadora do programa de saúde mental de Morro Reuter, Yasmin Garcia, reforça que falar sobre o assunto é uma forma de prevenção. ‘É muito importante conversarmos sobre depressão e ansiedade como forma de conscientização da comunidade. Só assim conseguiremos agir da melhor forma no momento em que identificamos seus sintomas entre nossos familiares ou colegas’, afirma.

A programação conta com uma live transmitida pelo Facebook da prefeitura de Morro Reuter às 13 horas do dia 8 de setembro com a presença da personagem Herta, do produtor cultural, diretor e ator Betinho Klein voltada para os pais de alunos do Município. Nos dias 15, 16 e 22 de setembro a Herta estará nas escolas para uma apresentação aos estudantes.

O Setembro Amarelo existe nacionalmente desde 2014 quando foi criado pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina.

ONDE PROCURAR AJUDA

Moradores de Morro Reuter que sentirem necessidade de ajuda profissional para lidar com questões de saúde mental podem entrar em contato com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) que atende junto à Unidade Municipal de Saúde com acesso pela lateral da BR-116.

APRESENTAÇÃO DA HERTA NAS ESCOLAS:

DIA 15

8h às 9h - Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tiradentes

10h às 11h - Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rui Barbosa

13h às 14h - Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Francisco Weiler

15h às 16h - Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Edvino Bervian

DIA 16

8h às 9h - Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Edvino Bervian

10h às 11h - Escola Estadual de Ensino Médio João Wagner

13h às 14h - Escola Estadual de Ensino Médio João Wagner

DIA 22

8h às 9h - Escola Estadual de Ensino Médio João Wagner