16/11/2021

Prepare-se! Vai começar a feira do livro de Morro Reuter

A grande festa da literatura chega à 28ª edição com quatro dias de programação

Patrono desta edição é Celso Sisto

Amantes da literatura, da cultura, da música, do teatro, do cinema, da dança se preparem porque esse é o clima que vai invadir Morro Reuter de 18 a 21 de novembro. Em 29 anos de emancipação política do Município, a Feira do Livro chega a sua 28ª edição confirmando a importância da leitura e de toda cultura gerada a partir dos livros para a população. A cidade vai respirar cultura atraindo o público em uma programação especial.

A abertura oficial será às 19h30min de quinta-feira, dia 18, e terá a participação da Camerata de Morro Reuter e entrega dos vale-livros à comunidade. Às 20h, apresentação do pianista e cantor Rodrigo Solton. Mas, muito mais cedo, a partir das 8 horas, haverá palestras, bate-papo, oficina de RPG, teatro e muita música. Na sexta-feira, dia 19, seguem oficina de RPG, contação de história, teatro, cinema comentado e shows de João Maurício e Dreamers Boys. No sábado, dia 20, a programação começa 8 horas com Café com Leitura, com a participação dos autores Milene Barazetti, Leonardo Brasiliense, Issur Koch e Felipe Kuhn Braun, seguida de palestras, bate-papo, teatro, leitura para gestantes, ballet. Às 18h, é a vez do Sarau Voador: Entre o Singular e o Plural, com Débora Finochiaro, Roger Lerina, Claudia Sperb e Ernesto Fagundes.

CINEMA NA PRAÇA

E os amantes da sétima arte podem preparar a pipoca e participar do Cinema na Praça, 19h, com a exibição do documentário Salão Beck e, 19h30min, exibição do filme Teixeirinha, Coração de Luto. E para seguir no clima, às 21 horas, Os Vargas apresentam músicas do repertório de Teixeirinha.

No domingo, a programação começa 9h com declamação de Pietro Oliveira de Melo, CTG M’Bororé, seguida de dança da chula, apresentação de João Vitor Micuin, invernada e música de Vozes da Porteira. À tarde, será hora de troca de livros, trilha literária e artesanato, intervenção cênica com Alice Ribeiro e muita música com Johnny e Zé do Banjo, Banda Marcial de Morro Reuter e Banda do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado de São Leopoldo. Após, encerramento com a presença do patrono Celso Sisto.

1,5 MIL VALES-LIVROS PARA A COMUNIDADE

A prefeita Carla Chamorro destaca que, graças ao apoio de patrocinadores e apoiadores, neste ano se repete a tradição de entrega do vale-livro com 1,5 mil cheques de R$ 25 cada, que serão entregues a todos os alunos das redes municipal, estadual e privada, bem como acadêmicos, trabalhadores da rede municipal de ensino e todos os servidores públicos.

Morro Reuter foi o município pioneiro na implantação do Vale Livro no Estado, em 2001, quando a atual prefeita Carla era secretária municipal de Educação. A iniciativa deu tão certo que foi repetida em vários municípios gaúchos e também recebeu diversas premiações, como a de Município Amigo do Livro, pela Câmara Riograndense do Livro. ‘‘O vale-livro oportuniza que todas as famílias possam adquirir obras na feira em uma forma de democratizar o acesso à leitura tão importante na formação do indivíduo’, reforça Carla.

EVENTO FEITO A MUITAS MÃOS

A feira se realiza com recursos da Lei Rouanet (Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo), Lei de Incentivo à Cultura (com financiamento Pró Cultura (governo do Estado), patrocínio master IPlace e Pegada, patrocínio Nutrifrango, DB Pontes, Sugar Shoes, Sicredi, Malharias Daiane, Wirth, Piá, Renovare, Horus e Asq. A realização é da Associação Cultural de Morro Reuter e Prefeitura Municipal, com apoio do Vale Germânico e Rota Romântica.

A 28ª Feira do Livro Morro Reuter pode ser acompanhada pelo Facebook https://www.facebook.com/FeiradoLivroMorroReuter/. A programação completa pode ser conferida abaixo.

18 de novembro, quinta-feira

8h - Palestra/Bate-papo com a autora Janaina Tokitaka (Centro de Cultura - online)

8h - Palestra/Bate-papo com a autora Cacá Melo (Palco)

9h- Oficina de RPG com Athos Beuren (Centro de Cultura)