17/11/2021

Seu Imposto de Renda pode ajudar crianças e adolescentes de Morro Reuter

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) está realizando uma campanha para que a comunidade ajude crianças e adolescentes de Morro Reuter por meio da contribuição de Imposto de Renda (IR). Isso porque o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que os contribuintes do IR, pessoas físicas ou jurídicas, podem deduzir parte do tributo devido ao fundo do Comdica. Assim, parte desse imposto fica no Município para uso em projetos na área da criança e do adolescente.

Como funciona?
A campanha do Funcomdica de Morro Reuter já começou e garante que parte de seu Imposto de Renda fique em seu município. Pela lei Municipal 1.310, de 14/12/2011, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Morro Reuter, fiscalizado pelo Tribunal de Contas e Ministério Público, pode receber uma parte de seu imposto de renda devido a destinar para entidades que atendem crianças e adolescentes do município. Esta contribuição é muito importante, pois ajuda crianças a terem uma infância e um futuro melhor.

Como contribuir?
- Pessoas físicas:
As pessoas que apresentam sua declaração de renda pelo formulário completo têm direito à dedução:
Até 6% do Imposto de Renda devido, quando as doações são feitas entre 1o de janeiro e 31 de dezembro do ano base.
Até 3% do Imposto devido, quando as doações são feitas diretamente em sua declaração de ajuste anual (1o de janeiro a 30 de abril do próximo ano). Pessoas físicas que declaram seu imposto de renda pelo formulário simplificado NÃO podem fazer dedução.

Pessoas jurídicas:
- É necessário que a declaração seja feita através do Lucro Real. Pode destinar até 1% do Imposto de Renda devido.

Como doar?
1º passo: para calcular o valor, acesse a página ‘resumo’ da sua última declaração do Imposto de Renda. Verifique qual o valor do imposto devido (não o imposto a pagar). Sendo Pessoa Física, calcule 6% desse valor; e Pessoa Jurídica, 1%. Somente para doações feitas entre 1o de janeiro e 31 de dezembro do ano base
2º passo: em qualquer agência do Banco Banrisul, faça o depósito do valor nos guichês de caixas e não nos de autoatendimento. O depósito deve ser identificado.
Banco: Banrisul
Agência: 0197
Conta Corrente: 04.061563.0-7
Titular: Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Morro Reuter
- CNPJ 28.903.330/0001-06
3º passo: com o comprovante de depósito em mãos, mais CPF ou CNPJ, vá à Prefeitura Municipal e solicite o recibo correspondente a sua doação. Este recibo será o comprovante que dará o direito ao desconto em sua próxima Declaração de Imposto de Renda.

07 de Dezembro

Morro Reuter tem seleção aberta para professor e atendente de escola

Deputada federal Liziane Bayer visita Morro Reuter e acolhe demanda

Feira do Produtor de Morro Reuter já funciona com energia solar