25/11/2021

Feira do Produtor de Morro Reuter já funciona com energia solar

A entrega da obra ocorreu na última semana

Equipamento vai garantir economia na conta

A energia solar já é uma realidade no prédio da Feira do Produtor de Morro Reuter. Em uma união de esforços entre Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dois Irmãos e Morro Reuter e governo do Estado concluída a instalação de uma usina fotovoltaica no local. A entrega da obra ocorreu na última semana. A prefeita Carla Chamorro lembrou que a instalação foi uma solicitação da própria comunidade por meio da Consulta Popular 2019 e vai gerar importante economia na conta de energia elétrica além de ser uma forma de geração de energia limpa e sustentável.

A empresa contratada foi a Leandro & Henrique Instaladora e Comércio Ltda. O valor integral da obra foi de R$ 121.325,27, sendo R$ 61.904,00 por parte do Estado, R$ 46.493,04 do Sindicato e R$ 12.928,23 de contrapartida da Administração Municipal. Foram instalados 94 painéis na sede que fica na Rua Anita Garibaldi, 250, Centro.

Participaram da entrega, além da prefeita, a secretária municipal de Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto, Sônia Feldmann, o chefe do escritório da Emater no município, Evandro Knob, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dois Irmãos e Morro Reuter, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comdagro), Pedro Joãozinho Becker e representante do setor de engenharia da prefeitura, José Rafael Lauer e representante da empresa Leandro & Henrique Instaladora e Comércio, José Henrique Moraes.

Benefícios da energia fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica é gerada pelo calor e luz do sol. As tecnologias solares convertem a luz do sol em energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos ou de espelhos que concentram a radiação solar, ou seja, de forma térmica. Essa energia gerada pode ser utilizada para gerar eletricidade ou também ser armazenada. Por ser considerada uma das fontes de energia limpa e renovável, a energia solar tem se tornado cada vez mais atraente pela economia gerada, por ser inesgotável além do caráter não poluente.

07 de Dezembro

Morro Reuter tem seleção aberta para professor e atendente de escola

Deputada federal Liziane Bayer visita Morro Reuter e acolhe demanda

Feira do Produtor de Morro Reuter já funciona com energia solar