01/12/2022

Morro Reuter entrega primeiro selo SIM à Qualiovos

O selo agrega valor à produção de itens de origem animal

Um importante passo que atesta a qualidade da produção de origem animal de Morro Reuter foi dado nesta quinta-feira, dia 1º. A prefeitura fez a entrega do primeiro selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no município para a empresa Qualiovos. O selo certifica que os produtos da empresa foram elaborados com a devida qualidade higiênica e sanitária.
Participaram da entrega, representando a empresa, o proprietário Jonas Utzig, a administradora Jenifer Utzig, e o veterinário responsável técnico da empresa César Wilsmann. Representando a Administração Municipal, a prefeita Carla Chamorro, o vice-prefeito Airton Bohn, a secretária municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Sônia Feldmann e o veterinário André Juchen.
INCENTIVO - A prefeita Carla Chamorro lembrou que Morro Reuter hoje é o quarto maior município produtor de ovos do Rio Grande do Sul, o que torna simbólica a primeira entrega do selo ocorrer no setor e agradeceu o interesse da empresa em participar desse processo. ‘Esperamos que com parcerias como esta, outros produtores se qualifiquem a fim de obter o SIM e, desta forma, tenhamos o desenvolvimento sólido e sustentável da agroindústria local’, diz.

SAIBA MAIS:
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é responsável por garantir a segurança do alimento, assegurando a qualidade dos produtos alimentícios que são produzidos no município e que chegam até a mesa do consumidor. Ele certifica, através de seu selo, aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênica e sanitária. Os estabelecimentos com registro no SIM podem comercializar os seus produtos apenas no território do município.

ALGUNS BENEFÍCIOS:
O selo agrega valor à produção de itens de origem animal e facilita a inserção dos produtos no mercado formal. Além disso, tem-se o fortalecimento do foco no controle da qualidade higiênico-sanitáriaa, aumentando a segurança dos alimentos comercializados.
A conquista do SIM ainda fortalece a economia do município, incentivando o desenvolvimento local, promovendo a implantação de novas unidades de agroindústria e, em consequeência, a circulação de maior volume de dinheiro no comércio local.

COMPETÊNCIAS:
Compete ao SIM inspecionar e fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias municipais, estaduais e federais aplicáveis à produção, ao beneficiamento, à industrialização e ao trânsito de produtos de origem animal no município de Morro Reuter.

QUEM DEVE SE REGISTRAR NO SIM:
Qualquer instalação ou local no qual são abatidos ou industrializados animais e seus derivados, bem como onde são recebidos, manipulados, elaborados, transformados, preparados, conservados, armazenados, depositados, acondicionados, embalados e rotulados com finalidade industrial ou comercial.

MAIS INFORMAÇÕES:
Diretamente com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Morro Reuter, na Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, pelos telefones 3569-1454 ou 3569-1505, ramal 209.

25 de Janeiro

Morro Reuter tem oportunidades para estágio

26 de Janeiro

Prefeitura de Morro Reuter abre dois editais para técnico em enfermagem