06/12/2017

Grupo do Tabaco ajuda na luta contra o cigarro

Iniciativa da Secretaria da Saúde tem apoio do Ministério da saúde

Compartilhe

Parte dos integrantes do primeiro grupo

Parte dos integrantes do primeiro grupo

A primeira etapa da luta contra o cigarro teve importante ajuda para os integrantes do Grupo do Tabaco, realizado desde outubro pela Secretaria de Saúde e Meio Ambiente de Morro Reuter, com apoio do Ministério da Saúde. O grupo teve seu encerramento na tarde de ontem, na Unidade Municipal de saúde, onde todos receberam as últimas medicações e orientações. O próximo grupo deve ter início a partir de março.

 

Esse primeiro grupo, que iniciou em outubro, teve a participação de 12 pessoas, que receberam, do coordenador, o Enfermeiro Marcos Nunes, muito apoio e orientações sobre os perigos do cigarro, para a saúde. Além disso todos receberam adesivos, pastilhas e Bup, medicações que auxiliam nos primeiros meses, a vencer a dependência do tabaco. A dona de casa Ana Maria Flores Pereira, 56 anos, fumou por 44 anos, e no grupo conseguir parar. ‘Eu já tinha tentado muitas outras vezes e nunca tinha conseguido. Agora com o grupo estou vencendo. Não é fácil, mas vale a pena. Me sinto muito melhor, tenho mais fôlego, respiro melhor’, declarou Ana. A industriária Maria Ternus Zwirtes, 46 anos, fumava há 32 anos e também teve apoio no grupo. ‘Aqui um dá força para o outro e isso ajuda muito’, salientou Maria. Já a merendeira Liane Werner Meurer comemora, além da questão da saúde, a econômica de parar de fumar: ‘Com o que economizei já comprei até um anel pra mim’, diz ela entre risos, feliz com a mudança.

 

O enfermeiro Marcos destaca que esses três meses do grupo são de fundamental importância para que os integrantes parem de fumar. ‘As medicações são administradas gradualmente e ajudam muito nesse primeiro momento, que é a fase mais crítica de quem para de fumar’, observa o Enfermeiro, salientando que a Secretaria da Saúde aguarda novo lote de medicação do Ministério da Saúde para iniciar um novo grupo, o que deve ocorrer em março.

Notícias mais lidas

04 de Julho

Conselho Estadual de Cultura premia a Feira do Livro de Morro Reuter

03 de Julho

Um café feito com muitas mãos solidárias

03 de Julho

Morro Reuter recebe premiação Estadual no Theatro São Pedro

04 de Julho

2ª Rodada do Futsal tem 25 gols

04 de Julho

Morro Reuter sedia Circuito Sesc de Câmbio