07/03/2018

Como funcionará a doação de sangue, dia 13/3, em Morro Reuter

Como funcionará a doação de sangue, dia 13/3, em Morro Reuter

No dia 13 de março a Unidade Móvel do Hemocentro RS estará em Morro Reuter, pronto para receber doações de sangue das pessoas que queiram ajudar a salvar vidas. Será uma oportunidade para quem já doou ou para quem sempre pensou em doar, mas não achou tempo para ir até Porto Alegre ou Novo Hamburgo, para isso.  A Unidade Móvel estará em frente à Unidade Municipal de Saúde (Rua Anita Garibaldi), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h. Para doar basta chegar no dia até a unidade e pegar sua senha - serão distribuídas um total de 130. A vinda da Unidade Móvel a Morro Reuter é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Hemocentro, em 2017.

COMO SERÁ: No dia 13, o doador chegará à Unidade do Hemocentro, apresentará o documento de identidade,  retirará uma ficha para realizar a doação e aguardará a chamada para a pré-triagem, onde serão verificados os sinais vitais e hemoglobina/hematócito. A seguir, será chamado para uma entrevista de triagem clínica, onde deve ser sincero ao responder as perguntas que lhes são feitas, não omitindo informações importantes, pois disso depende a segurança do doador e do receptor. Em seguida passará à coleta, onde doará cerca de 450ml de sangue, que podem ajudar a salvar até 4 vidas. Após encerrada a coleta, o doador receberá um lanche, que ajudará a iniciar o processo de reidratação, e também informações sobre cuidados pós-doação.

O QUE É PRECISO PARA SER UM DOADOR:

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 16 a 69 anos de idade (16 e 17 anos, mediante consentimento formal do responsável legal).

- Pesar acima de 50 quilos;

- Portar documento de identidade com foto;

- Ter dormido pelo menos 06 horas, com qualidade, na noite anterior à doação,

- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

-Não estar grávida nem amamentando;

-Não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;

-Não fazer uso de drogas injetáveis;

-Não ter contraído sífilis, Hepatite, Doença de Chagas ou AIDS

14 de Junho

Café da Colônia terá muitas delícias coloniais

12 de Junho

Te agenda e vem para o 2º Café da Colônia

13 de Junho

Atendimento na Prefeitura durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo

13 de Junho

Café da Colônia terá Concurso de Cucas!

14 de Junho

Festas juninas movimentarão escolas em Morro Reuter