13/03/2018

Venha doar sangue nessa terça em Morro Reuter

Unidade Móvel do Hemocentro está hoje no município

Venha doar sangue nessa terça em Morro Reuter

A Unidade Móvel do Hemocentro já está em frente à Unidade Municipal de Saúde de Morro Reuter, para esse dia especial de doação de sangue! E a comunidade já está dando show de solidariedade - antes das 8h já tinha filha de pessoas aguardando para doar. Lembrando que serão distribuídas 70 fichas para a doação da manhã (9h às 12h), e 60 para a da tarde (13h30 às 16h). A assistente Social Marilú Peck, responsável pela captação de doadores e coletas externas do Hemocentro, comemora a adesão da comunidade de Morro Reuter. Ela lembra que o Hemocentro atente 40 hospitais de Porto Alegre, Região Metropolitana e Litoral, abrangendo aproximadamente 200 municípios. A vinda da Unidade Móvel a Morro Reuter é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Hemocentro, em 2017.

As industriárias Rosimeri Guilden, 44 anos, e Marili Schneider, 43, foram as primeiras a doarem sangue nessa terça-feira, na Unidade Móvel do Hemocentro, em Morro Reuter. "Sou doadora há uns 16 anos e sempre vou a Porto Alegre doar. A unidade aqui na cidade facilita muito pra gente", disse Rosimeri. Já Marili, doou pela segunda vez. "Me sinto muito bem ajudando os outros. A gente se coloca no lugar de quem precisa".
Faça como A Rosimeri e a Marili e venha doar: a Unidade Móvel receberá as doações até o meio-dia, depois das 13h30 às 16h dessa terça-feira. "Venha doar vida", convida a secretária de Saúde, Ana Cláudia Menna Barreto.

COMO FUNCIONA: O doador chega à Unidade do Hemocentro, apresenta documento de identidade, retira uma ficha para realizar a doação e aguarda a chamada para a pré-triagem, onde serão verificados os sinais vitais e hemoglobina/hematócito. A seguir, é chamado para uma entrevista de triagem clínica, onde deve ser sincero ao responder as perguntas que lhes são feitas, não omitindo informações importantes, pois disso depende a segurança do doador e do receptor. Em seguida passará à coleta, onde doará cerca de 450ml de sangue, que podem ajudar a salvar até 4 vidas. Após encerrada a coleta, o doador recebe um lanche, que ajuda a iniciar o processo de reidratação, e também informações sobre cuidados pós-doação.

O QUE É PRECISO PARA SER UM DOADOR:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 a 69 anos de idade (16 e 17 anos, mediante consentimento formal do responsável legal).
- Pesar acima de 50 quilos;
- Portar documento de identidade com foto;
- Ter dormido pelo menos 06 horas, com qualidade, na noite anterior à doação,
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
-Não estar grávida nem amamentando;
-Não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
-Não fazer uso de drogas injetáveis;
-Não ter contraído sífilis, Hepatite, Doença de Chagas ou AIDS

14 de Junho

Café da Colônia terá muitas delícias coloniais

12 de Junho

Te agenda e vem para o 2º Café da Colônia

13 de Junho

Atendimento na Prefeitura durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo

13 de Junho

Café da Colônia terá Concurso de Cucas!

14 de Junho

Festas juninas movimentarão escolas em Morro Reuter