15/03/2018

Festa de 26 anos de Morro Reuter começa sábado!

Programação segue até terça, dia 20, com intensa programação

Compartilhe

Parque de diversões será uma das atrações

Parque de diversões será uma das atrações

Começa no sábado (17/3), a festa pelos 26 anos de emancipação política de Morro Reuter,  que terá programação diversificada para os moradores e visitantes! De sábado, dia 17 de março, até a terça-feira, 20, dia do aniversário e de feriado municipal, será realizada intensa programação, que prevê desde passeio turístico, apresentações artísticas, até serviços de saúde e recreação. Entre os destaques da programação estão show com o vencedor do The Voice Kids 2017, Thomaz Machado, Arte na Praça, baile com as bandas Barbarella e Porto do Som e a caminhada Trilhando os Caminhos de Morro Reuter, que até a tarde dessa essa quarta-feira já contava com 215 inscritos. Além disso, dia 18, haverá o corte dos 26 bolos, relativos aos 26 anos do município.  

 

A prefeita Carla Chamorro e a secretária Municipal de Turismo, Agricultura, Indústria, Comércio e Desporto, Sônia Feldmann, destacam  que a programação foi pensada para festejar a data junto com a comunidade, oferecendo a ela vários momentos de entretenimento e espaços de lazer, ações de saúde preventiva, assim como a valorização do potencial turístico da cidade. Para tanto, a programação será realizada em diversos locais:  Ginásio Municipal, Feira do Produtor, Sociedade Imaculada conceição Praça Municipal e entorno, onde já está sendo montado o Parque de Diversões, que será uma das atrações da festa. O parque contará com muitos brinquedos, entre eles roda gigante (com ingressos a R$ 5,00 por brinquedo), e funcionará de sábado (17/3) a terça-feira (20/3), das 9 às 18h.

 

FERIADO TERÁ AÇÃO SOCIAL NA PRAÇA: Na terça-feira, 20/3, feriado municipal por ser dia do aniversário de emancipação do município, haverá ação social na Praça Municipal, das 10h às 12h, com prestação de serviços gratuitos à comunidade. Entre eles estarão verificação de pressão, teste de glicemia, apresentação de informativo sobre a qualidade da água de Morro Reuter, acupuntura, cortes de cabelo, manicures, massoterapia, atividades com educador físico e roda de chimarrão. Nesse dia também funcionará o Parque de diversões, das 9 às 18h.

 

INSCRIÇÕES PARA O TRILHANDO: Estão abertas as inscrições para o 14º Trilhando os Caminhos de Morro Reuter, caminhada que percorrerá 14 km, por belas paisagens do interior do município. Basta fornecer o NOME, IDADE, TELEFONE, E-MAIL e CIDADE pelo e-mail: desporto@morroreuter.rs.gov.br. Quem quiser a camiseta (opcional), também deve enviar o comprovante de depósito, no valor de R$ 15,00. Antes do início da caminhada, no domingo, todos devem fazer a entrega de 1 kg de alimento não-perecível ou um livro de literatura, para confirmar sua inscrição. Contatos pelo e-mail do Desporto ou pelo fone 3569-1505, ramal 235, com Éder. O Trilhando integra os festejos pelos 26 anos de Morro Reuter.

A concentração da caminhada será a partir das 7h, na Praça Municipal, com saída às 8h. Um ônibus levará os participantes até São José do Herval, onde começa a caminhada que passará por Muckenthal e Linha Görgen, até o Pesque-pague Wiest. De lá, o ônibus transportará todos novamente até a Praça. Durante o trajeto da caminhada haverá três paradas para descanso, com a distribuição de água e frutas.

 

EXIBIÇÃO DO FILME SCHOLLES SEMENTES DA COR: Na segunda-feira (19/3), às 20h, ocorrerá a exibição do filme ‘Scholles, Sementes da Cor’, da morro-reutense Rejane Zilles, que estará presente na sessão e será homenageada. Será montada uma estrutura de projeção, no Ginásio Municipal. Esta será a primeira exibição pública do filme, que até o momento teve apenas uma sessão de lançamento para convidados no Restaurante El Paradiso e foi exibido em festivais de cinema no Brasil e Exterior.

 

Flavio e Rejane são artistas que têm se dedicado a retratar a cultura ímpar e a vida do povo deste lugarejo distante dos grandes centros culturais do país. Scholles instalou o seu atelier na região, onde pinta seus quadros que - devido à sua importância artística e sociológica - já estão em galerias e museus de diversos países do mundo. Rejane Zilles, embora resida no Rio de Janeiro desde os anos 90, simbolicamente volta para casa a cada nova filmagem: ‘os meus três filmes, O Livro de Walachai (curta-metragem), Walachai (longa-metragem) e Scholles - sementes da cor (média metragem) documentam e projetam esta região para muito além de seus horizontes geográficos. Eu e Flávio, cada um ao seu modo, somos artistas ligados profundamente às nossas raízes, de onde retiramos a seiva que nutre e inspira as nossas obras’.

O filme foi integralmente patrocinado pela empresa Mahle, através da Lei de Incentivos Fiscais da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo/PROAC e realizado pelas produtoras Zilles Produções Culturais e Paleo TV. A equipe de filmagem e finalização reuniu profissionais do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre e as gravações aconteceram em dezembro de 2015, no Morro Reuter e em Brodowski - cidade natal de Cândido Portinari, artista que influenciou a pintura de Flavio Scholles. A trilha sonora, especialmente composta para o documentário, é assinada por Livio Tragtenberg e já foi premiada no primeiro festival que o filme participou. Levou o Premio de Melhor Trilha Sonora no XII Curta Canoa - Festival Latino Americano de Cinema de Canoa Quebrada /Ceará.

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL:

 

17/03 - SÁBADO

9h  às 18h - Arte na Praça, na Praça Municipal,  com exposição e comercialização de produtos   artesanais, exposição de Artes Plásticas, produtos coloniais, praça de alimentação, rodas de Chimarrão e parque de  diversões.

9h às 11h - Na Feira do Produtor, bandinha típica alemã e degustação de produtos coloniais.

15h- Na Praça Municipal, lançamento do livro Morro Reuter em todas as cores, de autoria de Ariadne Decker, na Praça Municipal. Lançamento do Mapa Turístico Gastronômico 2018. Bate papo e lançamento do livro  ‘Aquilo que eu nunca falei’, da  escritora morro-reutense Milena Farias.

16h - Apresentação de Thomas Machado (campeão The Voice Kids 2017), na Praça Municipal.

 

18/03 - DOMINGO

8 h - Trilhando os caminhos de Morro Reuter - caminhada orientada de  14km, com saída da Praça Municipal, passando pela Igreja de Pedra, em São José do Herval; Muckenthal e Linha Görgen, no Pesque Pague Wiest.

9h  às 18h - Arte na Praça,  com exposição e comercialização de produtos  artísticos e artesanais, produtos coloniais, praça de alimentação, mateada  e parque de diversões, na Praça Municipal.

9h às 18h - Exposição de carros antigos, no entorno da Praça Municipal.

14h30min - Abertura oficial das atividades alusivas ao 26º aniversário de emancipação política de Morro Reuter, na Sociedade Imaculada Conceição. Distribuição de fatias de torta à comunidade. Entrega de premiação do concurso Trilha Fotográfica Tarumã, com exposição das fotos concorrentes.

15h às 19h - Baile com animação das bandas Barbarella e Porto do Som, na Sociedade Imaculada Conceição (entrada gratuita).

 

19/03 - SEGUNDA-FEIRA

20h - No Ginásio Municipal, apresentação do curta "Milagres Acontecem?", do Cinecras Morro Reuter, vencedor do Prêmio Kuleshov no 3º FECEA. Lançamento do filme ‘Scholles Sementes da Cor", da morro-reutense Rejane Zilles, que será homenageada.

 

20/03 - TERÇA-FEIRA

9h - Ato cívico organizado pelas escolas do município, no Ginásio Municipal de Esportes.

10h às 12h - Ação social, na Praça Municipal, com prestação de serviços gratuitos à comunidade, como verificação de pressão, teste de glicemia, acupuntura, cortes de cabelo, manicures, roda de chimarrão e parque de diversões.

14h às 17h - Piquenique na Praça, com atividades recreativas.

 

 

Notícias mais lidas

04 de Julho

Conselho Estadual de Cultura premia a Feira do Livro de Morro Reuter

03 de Julho

Um café feito com muitas mãos solidárias

03 de Julho

Morro Reuter recebe premiação Estadual no Theatro São Pedro

04 de Julho

2ª Rodada do Futsal tem 25 gols

04 de Julho

Morro Reuter sedia Circuito Sesc de Câmbio