Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto

E-mail: turismo@morroreuter.rs.gov.br e desporto@morroreuter.rs.gov.br
Endereço: Travessa 1º de Maio, 16, Centro, Morro Reuter/RS CEP: 93990-000
Telefone: (51) 3569-1454, 3569-1678

*Ramal 218 e 222 (Desporto)

Atribuições

A Prefeitura de Morro Reuter unificou os departamentos de Turismo e Desporto e criou a Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto. A iniciativa vem de encontro a uma necessidade diagnosticada com a comunidade, principalmente na área de indústria, comércio e agricultura, que até então, não tinha um suporte para ser referência de suas atividades no município. Com a unificação destas áreas, o município pretender centralizar suas ações de crescimento imediato e planejamento futuros nesta nova equipe.

Turismo

Planeja e coordena promoções, programas e políticas que incentivem e valorizem o turismo. Também coordena a elaboração do calendário de eventos, organizando festas como a Festa Nacional da Lavanda, Café da Colônia e Natal Encantado.

Turismo em Morro Reuter:

Morro Reuter situada nos primeiros patamares da Encosta da Serra do Nordeste. Em seus morros, a mata nativa e nos vales, as plantações e lavouras. São visões inesquecíveis, de um lugar mágico que valoriza a educação e tem a lavanda como inspiração. Visitantes vêm atraídos pela qualidade de vida nos recantos bucólicos do município ou pelas artes que também são um repertório a parte. Outros muitos nos visitam para prestigiarem a saborosa gastronomia da região que é fundada por imigrantes germânicos. A cidade é sugestão de visita aos que trilham a Rota Romântica e a BR-116, um lugar verde, com cheiro de mato e flores, que desperta a cada manhã com a cantoria da passarada. Se estiver por chover, vem das matas o ronco dos bugios, anunciando a mudança de clima. E, quando a neblina toma conta de tudo, o cenário submerso na cerração adquire contornos mágicos. Venham conhecer Morro Reuter, nossas belezas te esperam!

Indústria e Comércio

Promove o desenvolvimento econômico do Município, através do fomento de atividades economicamente e socialmente ativas nas áreas da Indústria, Comércio e Turismo; Diagnostica e difunde as potencialidades do Município buscando a atração de capital de investimentos, procurando incrementar o desenvolvimento econômico e social nos diversos setores econômicos.

Apoia a produção e a comercialização de produtos gerados no município, buscando rotas alternativas que produzam menor impacto de mercado versos custo de produção; Fomenta e gerencia programas de incentivo ao desenvolvimento econômico através de programas de apoio e incentivo às ações comunitárias.

Incentiva a abertura de novos empreendimentos comerciais e industriais no município e orienta a formação de associações e cooperativas e outras formas de organização, voltadas ao comércio, indústria e serviços, visando ao desenvolvimento do Município.

Agricultura

Planeja o desenvolvimento rural; Coordena ações ligadas à produção, integrando forças que compõem as cadeias produtivas; Dota o meio rural de infraestrutura de apoio à produção e à comercialização.

Facilita o acesso do produtor aos insumos e serviços básicos; Disponibiliza informações que subsidiem o desenvolvimento da cadeia produtiva; Promove o associativismo rural; Estimula novos canais de comercialização e as compras comunitárias; Busca a melhoria da qualidade de vida no meio rural; Efetua outras tarefas afins no âmbito de sua competência.

Reponsável: Éder Schneider

E-mail: desporto@morroreuter.rs.gov.br
Endereço: Travessa 1º de Maio, 16, Centro, Morro Reuter/RS CEP: 93990-000
Telefone: (51) 3569-1455, 3569-1505, 3569-1454, 3569-1678, ramal 222

O Departamento de Desporto é responsável pela organização e realização de ações e atividades de ordem técnica e prática junto à sociedade, com o objetivo de promover a inclusão social. Por meio da democratização do acesso ao esporte, à recreação e ao lazer, busca a participação efetiva da sociedade, tornando-a co-responsável pelo desenvolvimento local. Ao mesmo tempo, busca a promoção à saúde e ao bem-estar comum, abrangendo todas as faixas etárias por meio da atuação de profissionais especializados.

Notícias desta secretaria

Páginade 1